Alerta para o CO no fim de semana

02/12/2016 às 11:21
por Maria Clara Machado

Atualizado 02/12/2016 às 11:26

Oferecimento
Como você deve se preparar

A população do Centro-Oeste do Brasil pode se preparar para um fim de semana bastante instável. Dezembro já começou com temporais pela Região e essa será a tendência para os próximos dias. Fique atento aos alertas para você conseguir se programar. 


Neste sábado (3), o alerta principal vale para o estado de Mato Grosso do Sul avisam os meteorologistas da Climatempo. Um novo sistema de baixa pressão atmosférica e um cavado são os dois sistemas meteorológicos responsáveis por aumentar a chuva. As nuvens pesadas se espalham mais nesta sexta-feira e todo o sábado vai ficar muito instável, com chuva no decorrer do dia, forte com raios e volumosa. Há risco de vendaval. A chuva também tende a ser frequente e pode ser forte no sul de Goiás. 

O ar continua muito abafado e por isso há previsão de mais pancadas de chuva para Mato Grosso, outras áreas de Goiás e o Distrito Federal. Há chance de temporais localizados nessas áreas. 


É no domingo (4), que as áreas de instabilidade vão atuar com mais força sobre Goiás, o Distrito Federal e Mato Grosso com alerta de mais temporais. Essa condição se mantém no começo da semana e por isso podem acontecer ocorrências como alagamentos e transbordamentos. 

Por outro lado, a chuva começa a diminuir em Mato Grosso do Sul e o início da semana vai ser com sol e pancadas de chuva, mas sem alerta para o estado. 

Tempestades nas últimas 24 horas
As tempestades voltaram a cair por diversas áreas do Centro-Oeste entre a tarde de quinta e a madrugada desta sexta-feira (2). Em Águas Emendadas, no Distrito Federal, choveu 91 mm entre às 21 horas e às 3 horas da manhã de hoje. Desse total, cerca de 62 mm caiu em apenas uma hora no final da noite de ontem. 

Brasília também teve bastante chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 36,2 mm entre às 10 horas de quinta e às 10 horas desta sexta-feira. Os temporais acumularam grandes volumes em São Félix do Araguaia (MT) com registro de 77,6 mm e em Miranda (MS) com 73,8 mm, também entre a noite e no decorrer da madrugada desta sexta. 

 

Veja também: 
Nova baixa pressão anuncia chuva forte 



CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%