Começa o inverno no Norte do BR

19/12/2016 às 12:14
por Josélia Pegorim

Oferecimento
ZCIT está ativa na Região

A chuva voltou a cair forte nestes últimos da primavera no Amazonas, no Pará e no Amapá. Algumas áreas do Amazonas e do Pará tiveram mais de 100 mm de chuva no fim de semana e também entre o domingo e a segunda-feira.

Somente em entre 10h do domingo, 18 e 10h desta segunda-feira, 19 de dezembro, choveu 84,8 mm sobre Macapá, capital do Amapá, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Foi o segundo maior volume de chuva em 24h este ano, até agora, perdendo apenas para os 85,2 mm que caíram entre 9 e 10 de março. No Oiapoque, o lugar mais norte do Brasil, choveu quase 86 mm entre o domingo e esta segunda-feira.

Em Itacoatiara, no nordeste do Amazonas, choveu neste período 143,2 mm e foi o maior volume de chuva no Brasil entre os dias 18 e 19 de dezembro. Este volume de chuva corresponde a quase a metade da média histórica para dezembro que é de aproximadamente 336 mm.

Nas imagens de satélite é possível perceber a densa nebulosidade sobre o extremo norte do Brasil que se prolonga pelo Atlântico Norte. Esta faixa de instabilidade que chega do mar sobre o Norte e sobre parte do Nordeste do Brasil é da Zona de Convergência Intertropical, a ZCIT, um sistema meteorológico típico do verão e responsável pela maior parte de toda a chuva que cai ao longo do ano no extremo norte do país.

 

 

O período mais chuvoso do ano no Norte do Brasil e no norte do Nordeste é chamado popularmente de "inverno", embora no calendário esteja marcando verão. A chuva frequente e a grande quantidade de nuvens reduzem a temperatura e daí a associação com o inverno tradicional, quando normalmente se tem os dias mais frios do ano.

 

No decorrer desta semana, a ZCIT vai continuar bastante ativa no Norte do Brasil provocando chuva frequente e muitas vezes volumosa. As capitais Macapá, Belém, Manaus e Boa Vista podem ter chuvas fortes.

Os estados do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima terão dias com muitas nuvens e chuva, que pode ser forte em vários locais destes estados.

 

Entenda o que a ZCIT e a ZCAS, dois importantes sistemas meteorológicos que formam no verão.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

25°
min

33°
max

20mm / 90%

Boa Vista - RR

24°
min

31°
max

30mm / 67%