Veja como vai começar o Verão no Norte!

20/12/2016 às 16:34
por Thais Gomes

Atualizado 20/12/2016 às 16:45

Oferecimento
Onde vai ocorrer temporais neste início de estação? Confira!

A circulação de umidade pelo país junto com o calor facilita a formação de áreas de instabilidade e isso vai ocorrer com frequência nos próximos dias sobre a Região Norte do Brasil.

 

Especialmente sobre Rondônia, leste do Acre, Roraima e grande parte do Amazonas, os temporais ocorrem a qualquer hora do dia nesta quarta-feira (21). O sol até aparece e deixa o tempo abafado, o que favorece a sensação de calor.

 

 

A Zona de Convergência Intertropical deixa o tempo muito instável, com chuva a qualquer hora e poucos períodos de sol no leste e norte do Amapá, nas demais áreas do estado, sol, calor e pancadas de chuva que podem vir com forte intensidade.

 

Confira a previsão para o Verão 2017 em todo Brasil!

No Pará, Tocantins e demais áreas da Região, a quarta-feira (21) terá muito sol, calor e pancadas de chuva isoladas que podem vir com forte intensidade em alguns momentos.

 

As instabilidades ganham força na Região na quinta-feira (22). O Acre, Rondônia e sul do Amazonas terão um dia com muita nebulosidade, chuva a qualquer hora e predomínio de tempo abafado. Os maiores volumes de chuva podem ser acumulados no norte de Rondônia e sul do Amazonas.

 

No centro-norte do Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e Tocantins, muito sol, calor e pancadas de chuva que podem vir com forte intensidade. Nas demais áreas da Região, muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia.

 

Vale lembrar que o calor e alta umidade favorecem a formação das cumulonimbus que são as principais responsáveis pelos temporais. Fiquem atentos!

Previsão fim de semana de Natal
O Natal será marcado por calor e pancadas de chuva no Norte do Brasil. Muitas áreas de instabilidade ficarão bastante ativas na véspera de Natal deixando quase toda a Região Norte com muitas nuvens o dia todo e chuva frequente, que por vezes podem ser fortes. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite. Em Rondônia, centro-sul do Amazonas e no Tocantins, o sol aparece forte e as pancadas só devem ocorrer a partir da tarde.

 

 

No dia 25, todo o Norte fica muito abafado na noite de Natal. Nas capitais, o risco de chuva é alto em Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, Porto Velho e Rio Branco. A chance de chover na noite de Natal é baixa apenas em Palmas, capital do Tocantins.

 

No dia 25 de dezembro, o tempo fica mais instável em quase toda a Região Norte. Em Palmas e no centro-leste e sul do Tocantins, o sol fica forte e não deve chover. Para os demais áreas, a previsão é de um dia com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e períodos com sol ou só o mormaço. Há risco de raios e de chuva forte em todos os estados.

 

Como a La Niña vai influenciar a chuva no Verão?



 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

30mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 80%