Previsão indica muita chuva para o Sul

29/12/2016 às 12:30
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Veja as áreas com maior chance de chuva na virada

Um sistema de baixa pressão atmosférica ainda atua sobre a Região Sul espalhando nuvens pesadas de chuva. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina acumularam muita chuva nas últimas 24 horas. Também voltou a chover forte em várias localidades do Paraná.



Alerta de temporais 

A quinta-feira (29) começou novamente com áreas de chuva sobre o Rio Grande do Sul. O estado tem hoje previsão de chuva generalizada. O tempo segue bastante abafado e as nuvens carregadas têm alto potencial para causar temporais no estado, inclusive na Grande Porto Alegre. Os meteorologistas chamam a atenção ainda para a grande incidência de raios. 

10 coisas que você precisa saber sobre raios

 

Chuva volumosa em SC

O sul e o leste de Santa Catarina também estão em alerta para chuva forte e volumosa, com acumulados que podem chegar a 100 mm entre a tarde desta quinta e a manhã desta sexta-feira. A região ainda fica sujeita a raios e a ventania, avisam os meteorologistas da Climatempo.    


Chuva das últimas 24 horas 
Entre às 10 horas de quarta (28) e às 10 horas desta quinta-feira, choveu 72,2 mm em Inácio Martins (PR) e mais de 30 mm em General Carneiro, Londrina e Campina da Lagoa. Em Ituporanga (SC) foram acumulados 69,6 mm e em Rancho Queimado 53,6 mm. Bom Jesus (RS) teve o maior volume de chuva do estado gaúcho com 56 mm. Todos os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).  

Como vai ser a hora da virada?

A previsão indica ainda muita instabilidade sobre o Sul do Brasil neste final de 2016 e começo de 2017.

 

A área de baixa pressão se desloca pelo Sul em direção ao mar e ventos vindos do Norte do país vão ajudar a espalhar e manter as áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Além disso, uma nova frente fria  deve passar pelo mar no domingo, dia primeiro. O risco de temporais com raios vai permanecer nos três estados até o final da semana.

No sábado, dia 31, o tempo fica abafado e a chance de chover na hora da virada é alta nas capitais Porto Alegre e Florianópolis. Em Curitiba, o calor também pode provocar pancadas de chuva entre à tarde e a noite, mas próximo da hora da virada a chance de chover é baixa.

Veja a previsão completa para o Sul e o Brasil no Boletim Ano Novo!

 





 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

29°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

32°
max

20mm / 67%