Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Rio de Janeiro: sensação de calor de 41°C às 9h

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Cariocas terminam o ano de 2016 numa verdadeira fornalha. Às 9 horas da manhã desta sexta-feira, 30, o aeroporto Santos Dumont, na zona sul da cidade do Rio De Janeiro, à beira mar, registrava 32°C e umidade relativa do ar de 71%. A sensação de calor chegava aos 41°C!

Dentre as 484 temperaturas medidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia às 9 horas desta sexta-feira, as cinco primeiras mais elevadas eram do estado do Rio de Janeiro.

 

Mais calor

A temperatura sobe rapidamente no estado do Rio no decorrer da manhã e o calor à tarde será maior do que os quase 35°C que foram registrados na tarde de ontem. Segundo o INMET, a máxima no Rio foi de 34,6°C na Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro. Na tarde de hoje, o termômetro se aproxima dos 40°C. Além do sol forte, outro motivo para que o calor aumente nesta sexta-feira é que os ventos quentes da direção norte voltaram a soprar sobre o estado do Rio.

 

7 perigos que a onda de calor pode causar e como se prevenir

 

Chuva escassa

A chance de chuva no decorrer desta sexta-feira sobre o estado do Rio de Janeiro é baixa. São esperadas rápidas pancadas de chuva à tarde e em parte a noite para o Grande Rio e para o centro-sul fluminense, incluindo a Costa Verde e a Região Serrana. Pode até chover forte, mas a chuva não será generalizada e nem vai se prolongar por muito tempo.

Confira a previsão para todo o RJ para os próximos dias.

 

Alta pressão influencia o RJ

O estado do Rio de Janeiro tem estado sob a influência de um sistema de alta pressão (massa de ar quente e mais seco) que reduz a umidade, a nebulosidade e inibe o crescimento das nuvens. Por isso tem chovido pouco nesta última semana de 2016. A diminuição da nebulosidade faz com que sol apareça forte por mais tempo aquecendo o ar.

 

 

Virada para 2017

O sábado, 31 de dezembro de 2016, será com sol forte, calorão e pouca chuva no estado do Rio de Janeiro. As poucas pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e no começo da noite no Sul Fluminense, Costa Verde e Região Serrana. A chance de chover na hora da passagem para o ano novo é baixa.

 

Dicas de sucos refrescantes para aliviar o calorão!

 

Diante do calor intenso no Rio e da umidade do ar elevada, e também de um afastamento do centro da ASAS, não se pode descartar a chance de pancadas de chuva para a cidade do Rio de Janeiro no dia 31 de dezembro de 2016. Mas se a chuva ocorrer, será entre o fim da tarde e o começo da noite e não vai se prolongar por muito tempo. A virada para 2017 no Rio deve com tempo firme. Não há previsão de ventos intensos e nem de grande agitação no mar que possam prejudicar o espetáculo dos fogos de artifício. As ondas devem ficar entre 0,5m e 1,0m. A previsão é de uma noite de calor.

Para o domingo, 1 de janeiro de 2017, a previsão é que todo o estado do Rio continue com muito sol e calor. As pancadas de chuva podem ocorrer à tarde e à noite no centro-sul do estado do Rio incluindo o Grande Rio. Há risco de raios e de chuva moderada a forte.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias