Sul continua muito instável

30/12/2016 às 17:44
por Josélia Pegorim

Atualizado 31/12/2016 às 13:08

Oferecimento

Cidades do Sul do Brasil terminam o ano de 2016 entre os locais com mais chuva no Brasil, no período entre 10h do dia 30 e 10h do da 31 de dezembro de 2016, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

A chuva não deu trégua aos estados da Região Sul na última semana de 2016. Os temporais estão ocorrendo todos os dias, com muitos raios e ventania. Volumes de chuva acima de 100 mm foram registrados entre os dias 29 e 30 de dezembro na região de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul e em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

A tabela mostra os maiores acumulados entre 15h do dia 29 e 15h do dia 30 de dezembro de 2016, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

Climatempo Consultoria: evite surpresas do tempo durante a sua obra

 

Fim de semana de alerta

As condições meteorológicas sobre o Sul do Brasil para este fim de semana são preocupantes. A Região permanece sob influência de áreas de baixa pressão atmosférica e recebendo o ar quente e úmido que vem da Região Norte. Estas condições facilitam a formação de aglomerados de nuvens carregadas sobre os três estados do Sul que provocam tempestades em diversas localidades enquanto se deslocam sobre a Região.Além disso, uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul no decorrer do domingo, 1 de janeiro de 2017. Mesmo fraca, com pouco ar polar, a passagem desta frente fria vai colaborar para deixar o tempo instável e aumentar as condições para chuva forte.

A chuva forte e volumosa do fim de semana poderá causar transtornos como alagamentos e queda de barreiras.

 

Confira o alerta especial para áreas de SC e do RS

 

 

 

Outra frente fria

Para a terça-feira, 3 de janeiro, espera-se a chegada de outra frente fria ao Rio Grande do Sul com potencial para novas tempestades. Por enquanto, a expectativa é de que a fronteira com o Uruguai seja a região gaúcha mais atingida com grandes volumes de chuva durante o dia 3. Mas na quarta-feira, 4, todo o Rio Grande do Sul poderá ter temporais por causa desta frente fria.

 

Confira a previsão para a Região Sul para os próximos dias

 

O mapa mostra a estimativa de chuva para 5 dias na Região Sul do Brasil

 

 

Confira a previsão para o Ano Novo