Oferecido por
A chuva não deu trégua ao estado de São Paulo desde o domingo e já causou vários problemas. A imprensa noticiou nesta terça-feira o desabamento de um trecho de uma rodovia na região de Paraguaçu Paulista, causando a perda de veículos e de vidas.
A chuva volumosa que vem se acumulando nos últimos dias elevou o nível dos rios.
Com a chuva generalizada sobre o leste de São Paulo na noite da terça-feira, 17, e começo da madrugada do dia 18, quarta, o nível dos rios subiu um pouco mais.
De acordo com o SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo, às 00h30 desta quarta-feira, o rio Atibaia transbordou também em Campinas, na região de Desembargador Furtado e estava no nível de emergência em Paulínia.
O rio Jaguari, em Jagurariúna, que estava em emergência às 23h40 da terça-feira, 17, transbordou às 00h30 desta quarta-feira.
O rio Piracicaba, acima de Paulínia, transbordou pouco no começo da madrugada desta quarta-feira e permanecia neste estado às 9h50, segundo o SAISP
,
O gráfico mostra a situação dos rios Atibaia, Piracicaba, Jaguari, Cachoeira, Capivari e Piraí às 00h30 do dia 18 de janeiro. O amarelo indica atenção, o laranja, alerta, o rosa é emergência e o vermelho indica transbordamento.
Os números ao lado da situação dos rios indicam o volume de chuva acumulado em 24h, no caso entre 00h30 do dia 17 até 00h30 do dia 18 de janeiro de 2017.
A seta para cima indica que o nível do rio estava subindo, a seta para baixo indica que a tendência do nível do rio era de baixar e o sinal de igual indica que o nível estava estável.
Na região de Atibaia, o rio Atibaia transbordou nesta terça-feira, 17, de acordo com o SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo . O gráfico mostra a situação das 13h30 do dia 17 de janeiro. Às 14h20, a situação ainda era de transbordamento rio Atibaia. O nível do rio continuava subindo em Itatiba (Bairro da Ponte), mas estava estabilizado em Atibaia.
Frente fria aumenta a chuva nos próximos dias
A situação é preocupante na região de Paulínia, onde o nível rio Atibaia estava no nível de "emergência".
O rio Jaguari, em Jaguariúna, também estava no nível de "emergência" às 14h20.
Em Salto, o nível do rio Piraí (captação DAE) também estava em "emergência".
Mas às 14h50, segundo o SAISP, o nível do rio Atibaia em Desembargador Furtado, em Campinas, já havia alcançado o nível de "alerta" e a tendência do nível do rio era de elevação.
A chuva continua na região centro-sul e leste do estado de São Paulo nesta terça-feira. Chove de forma generalizada inclusive na região de Campinas, na Grande São Paulo e Sorocaba. As áreas de instabilidade que estão sobre o estado de São Paulo vão ser reforçadas nos próximos dias. A previsão é de mais chuva e o nível dos rios deve subir mais.
Veja como será a chuva nos próximos dias em SP