Temperatura abaixo dos 10°C no Sul

07/02/2017 às 14:23
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar polar influencia o Sul do Brasil

Vários locais nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e da fronteira com o Uruguai amanheceram frios, com temperatura abaixo dos 10°C. É o efeito de uma grande e forte massa de ar polar que começou a avançar para a costa da Região Sul.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 9,3°C em Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja), na serra de Santa Catarina e 10,6°C em Bagé, na fronteira com o Uruguai. Vacaria, na serra gaúcha, registrou 9,9°C.

Já o EPAGRI/CIRAM (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) registrou 7,5°C em Bom Jesus /Basf (RS), 8,4°C em Vacaria/Basf (RS), 9,1°C em São Joaquim (SC) e 9,5°C em Urupema (SC).

 

 

O ar frio desta massa polar foi sentindo ao amanhecer desta terça-feira por todo o Rio Grande do Sul, no centro, oeste e sul de Santa Catarina e até no sul e sudoeste do Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 11,1°C em General Carneiro. Em Foz do Iguaçu fez 16,1°C.

Em Espumoso, no interior do Rio Grande do Sul, o friozinho gerou uma forte neblina, como mostra a foto compartilhada com a Climatempo.

 

 

Ar polar no mar

Esta massa polar tem forte intensidade para esta época do ano e vai influenciar o Sul do Brasil por vários dias. Embora o ar frio mais intenso fique sobre o mar, os ventos frios gerados por esta massa polar chegam ao continente e refrescam o ar.

As regiões serranas devem registrar novamente menos de 10°C na madrugada desta quarta-feira. A tendência é de queda da temperatura em todos os estados. As noites ficam frescas e as tardes ficam menos quentes.

 

Pancadas de chuva

A presença desta massa de ar polar ao largo da costa da Região Sul do Brasil reduz as condições para chuva nos próximos dias. Pancadas de chuva ainda vão devem ocorrer nos três estados no decorrer da semana, mas em geral à tarde e à noite e em pequenas áreas.

Não há expectativa de chuva prolongada e persistente como ocorreu na semana passada no litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no litoral do Paraná.

 

Chuva diminui no centro-sul do BR