Curitiba bate recorde de frio

21/03/2017 às 11:53
por Maria Clara Machado

Atualizado 21/03/2017 às 11:56

Oferecimento
Veja quando o ar polar vai se afastar

Ventos de uma massa polar, que está no oceano, ainda trazem ar frio para a Região Sul do Brasil e a temperatura caiu um pouco mais em Curitiba nesta terça-feira (21). A capital registrou a madrugada mais fria do ano, com temperatura mínima de 13°C pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O recorde anterior era de 13,6°C no dia 13 de janeiro de 2017. 


Frio abaixo de 10°C
O resfriamento mais acentuado foi sentido novamente na serra. Bom Jardim da Serra (SC) amanheceu com apenas 8,7°C. Em São Joaquim (SC), a mínima foi de 10°C. Na serra gaúcha, a menor temperatura ocorreu em Vacaria com 10,7°C. No Parará, a menor temperatura registrada foi de 11,8°C em Inácio Martins. Os dados são do INMET.


O predomínio é de sol e tempo firme em grande parte da Região Sul e esquenta durante à tarde. No oeste dos estados, as temperaturas chegam até perto dos 30°C e a umidade relativa do ar fica em queda, com índices próximos a 30%.

Já na faixa litorânea, os ventos da massa polar continuam trazendo bastante umidade no decorrer do dia. O litoral de Santa Catarina, inclusive Florianópolis, e do Paraná já tiveram chuva moderada pela manhã e ainda podem ocorrer períodos de chuva, intercalados por aberturas de sol.    

Quando o ar polar se afasta?

O amanhecer desta quarta-feira (22) ainda terá influencia do ar polar e novamente poderão ser registradas temperaturas baixas. Na  quinta-feira (23), a massa polar já estará bem mais afasta no oceano permitindo uma maior elevação nas temperaturas em toda a Região Sul. 


Áreas de instabilidade voltam a atuar especialmente no leste dos estados e a chuva vai aumentar. As pancadas de chuva retornam ao Rio Grande do Sul, a Santa Catarina e ao Paraná. Há risco de chuva forte no leste dos estados entre quinta e sexta-feira (24). 

Veja também: 

Litoral do Sul tem chuva e mar agitado

Confira a tendência de clima para o outono 2017 na Região Sul 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

27°
max

10mm / 90%

Curitiba - PR

14°
min

26°
max

10mm / 90%