Frio abaixo de 5°C na serra catarinense

31/03/2017 às 12:04
por Maria Clara Machado

Atualizado 31/03/2017 às 12:12

Oferecimento
Risco de ressaca no mar

A presença do ar polar sobre o Sul do Brasil fez o frio aumentar na madrugada desta sexta-feira (31) na região serrana de Santa Catarina. Os termômetros ficaram abaixo de 5°C. Na serra gaúcha novamente foi registrado temperaturas abaixo dos 10°C. 



A menor temperatura do Sul e do Brasil encerrando o mês de março ocorreu em Urupema com mínima de 4,6°C pelas medições do Epagri-Ciram. Já em Bom Jardim da Serra (SC) fez 6,8°C, em São Joaquim (SC) a mínima foi de 7,1°C e em Vacaria (RS) de 7,9°C,  segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).  


Confira abaixo as dez menores temperatura no Brasil desta sexta-feira: 


Como fica o tempo no fim de semana?
Os ventos marítimos que trazem ar polar e umidade do oceano vão manter a condição de chuva leve e aberturas de sol no litoral de Santa Catarina e do Paraná. A região serrana fica com o tempo mais aberto e temperaturas agradáveis no período da tarde, típicas do outono. Em Curitiba, ocorrem períodos de sol e há chance de garoa.


Todo o interior da Região Sul continua ensolarado e seco. Apesar do amanhecer ameno, faz calor durante à tarde e a noite volta a esfriar.  


Essa será a tendência para a Região Sul do Brasil durante o fim de semana. Os meteorologistas afirmam que não haverá grandes mudanças para o Sul nos próximos dias. O friozinho na madrugada vai continuar, sendo mais acentuado nas serras gaúcha e catarinense. Existe a possibilidade da capital Curitiba bater um novo recorde de frio no domingo.


Quando o tempo muda?
A massa polar que está no oceano e determinou uma semana com temperaturas de outono no Sul, vai começar a se afastar do Brasil na terça-feira que vem. "A alta pressão vai enfraquecer permitindo a entrada de uma nova frente fria. Essa estabilidade será interrompida com a volta das pancadas de chuva na terça e na quarta-feira (5) sobre áreas do Sul", avisa a meteorologista Fabiaba Weykamp.

Mar agitado e risco de ressaca  
O mar começa a ficar agitado no Sul nesta sexta-feira e agitação marítima será sentida até domingo, especialmente na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A Marinha do Brasil emitiu alerta de mar agitado e risco de ressaca entre a noite desta sexta e o próximo domingo (2) entre a região de Mostardas (litoral gaúcho) e Florianópolis (litoral catarinense), com ondas de até 2,5 metros.   


 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%

Curitiba - PR

17°
min

21°
max

5mm / 90%