Qual feriado esfria mais, Páscoa ou Tiradentes?

10/04/2017 às 16:31
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/04/2017 às 21:08

Oferecimento
Frentes frias passam pelo BR nos dois feriados

Abril sempre teve vários feriados, mas este ano, o feriado da Páscoa e de Tiradentes serão emendados com fim de semana. Para completar a alegria de muita gente, o feriado de Primeiro de Maio será depois do último fim de semana de abril. No final das contas serão três finais de semana seguidos com feriados prolongados!

Já estamos no outono e surge a preocupação com queda de temperatura mais acentuada, que muda completamente o conteúdo da mala de viagem dependendo para onde se vai. Vai esfriar ou esquentar nos próximos feriados prolongados?

 

 

Frentes frias

As frentes frias estão avançando sobre a Argentina, mas nem todas chegam ao Brasil. Todas as frentes frias tanto no Hemisfério Sul como no Hemisfério Norte são associadas com uma massa de ar de origem polar, mas que varia de intensidade.

Para a Páscoa, já está sendo esperada uma frente fria pelo litoral do Sul e do Sudeste do Brasil. Depois da Páscoa, outras frentes frias passam sobre a Argentina, mas não chegam ao Brasil. Mas as projeções para médio prazo já apontam que uma frente fria poderá avançar sobre o centro-sul do Brasil na época do feriado prolongado de Tiradentes.

 

 

Confira a previsão para os próximos dias na sua Região

 

 

 

 

Em qual feriado vai esfriar mais, na Páscoa ou Tiradentes? Saiba a resposta no vídeo.

 

 

 

 

RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio

 

Massas polares

Os mapas mostram a simulação da circulação dos ventos (flechas) e dos sistemas de alta e de baixa pressão atmosférica (linhas cheias e números). A letra maiúscula A, em azul, representa o centro dos sistemas de alta pressão atmosférica. As massas polares das frentes frias são sempre associadas com alta pressão atmosférica. O centro da massa polar, indicado pela letra A, é a região onde o frio é mais intenso.

O centro da massa de ar polar quem vem com a frente fria da Páscoa passa pela Argentina e pelo Uruguai e não terá muita influência sobre o Brasil. O ar polar chega moderado sobre algumas áreas do Sul e fraco sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

 

 

 

 

Depois da Páscoa, massas polares passam fortes sobre a Argentina, mas serão desviadas para o mar antes de chegarem ao Brasil.

 

 

 

 

Saiba mais sobre alta pressão e baixa pressão atmosférica

 

A frente fria esperada para o feriado de Tiradentes traz uma massa de ar polar especial. O valor do centro da pressão atmosférica (A) não é muito alto, mas a previsão inicial é que o centro da massa de ar polar passe sobre o Sul do Brasil. Quando isto acontece, o frio é mais intenso sobre o Sul e o ar frio de origem polar se espalha mais facilmente sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do Brasil.