Ar polar chega ao Acre e Rio Branco bate recorde de frio

12/04/2017 às 22:11
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/04/2017 às 11:50

Oferecimento
Saiba o que é a friagem

Uma leve friagem ocorre sobre o Acre e causa queda da temperatura em todo o estado. Pelo segundo dia consecutivo, Rio Branco, a capital do estado, bateu o recorde de frio para 2017 na madrugada desta quinta-feira. A presença do ar polar, ainda que fraco, reforça o resfriamento natural do ar que acontece em noites com pouca nebulosidade, como foi na madrugada desta quinta-feira.

 

 

Menor temperatura de 2017

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 20,9°C de temperatura mínima nesta quinta-feira, 13 de abril. Esta é agora a temperatura mais baixa de 2017 em Rio Branco até agora. O recorde anterior era 21,3°C em 12 de abril.

Por causa do ar polar, o tempo ficou mais seco no Acre e hoje se espera alguma chuva rápida a partir da tarde apenas no oeste do estado. A maioria das áreas do estado, incluindo Rio Branco, passa esta quinta-feira com sol e sem chuva. O ar polar se afasta do Acre e a temperatura sobe nesta sexta-feira. Volta a chover a partir da tarde em todo o estado

 

A queda da temperatura foi o efeito combinado da chuva e também da passagem do ar polar, mas com fraca intensidade. Outro indício da presença do ar polar sobre Rio Branco foi a persistência de ventos vindos da direção sul que foram observados no aeroporto local. O vento sul, que é frio, predominou na quarta-feira, 11.

Choveu muito entre os dias 11 e 12 de abril sobre Rio Branco. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 81,8 mm entre 9h do dia 11 e 9h dia 12 de abril, pelo horário de Brasília. Foi o segundo maior volume de chuva que caiu em 24h sobre a cidade este ano.

 

 

   

 

O que é a friagem?

A friagem é a redução da temperatura por influência de ar polar e não somente de chuva. Este termo é usado para a queda da temperatura provocada pela passagem do ar polar em áreas da Região Norte do Brasil como o Acre, Rondônia e Amazonas. Em algumas situações especiais, a circulação dos ventos direciona o ar polar que avança sobre a América do Sul, vindo da Antártica, para o norte da Bolívia e para parte do Norte do Brasil. A friagem causa uma queda da temperatura mais acentuada e prolongada do que aquela provocada apenas por chuva.

A friagem pode ter diferentes intensidades. Friagens muito fortes podem fazer com que a temperatura no Acre baixe para valores em torno dos 10°C.

 

Sem chuva

Rio Branco, a maioria das áreas do Acre e o centro-sul e oeste de Rondônia passa esta quinta-feira com predomínio de sol e sem chuva. O dia amanhece fresco, mas o ar esquenta rapidamente com o sol forte. As pancadas de chuva voltam a ocorrer nestas áreas do Norte a partir da tarde da sexta-feira, feriado da Páscoa.

 

Chuva forte no Norte

A chuva vem caindo forte e volumosa desde o começo do verão deste ano sobre a maioria das áreas da Região Norte. Várias regiões do Amazonas, do Pará e mesmo do Acre já tivera problemas causados pela chuvarada. Nos próximos dias, a chuva volta forte, mas principalmente sobre a porção norte da Região Norte.

Confira a previsão para a Região Norte do Brasil

 

 

Como vai ficar o tempo no feriado da Páscoa no Brasil

FASES DA LUA

  • Nova
    19/10
  • Crescente
    27/10
  • Cheia
    05/10
  • Minguante
    12/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06