Risco de chuva forte no Sul do Brasil

19/04/2017 às 12:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Baixa pressão e frente fria influenciam a Região

O tempo começou a mudar no Sul do Brasil nesta quarta-feira. Nuvens carregadas começaram a se espalhar sobre o Rio Grande do Sul provocando pancadas de chuva moderadas a fortes desde a madrugada no oeste do estado. No decorrer do dia, a chuva avança também sobre o oeste de Santa Catarina e do Paraná.

 

Risco de chuva forte

Estas áreas de instabilidade que avançam sobre o Sul do Brasil são associadas com a acentuada queda da pressão atmosférica que está ocorrendo entre o Paraguai e o norte da Argentina. A nebulosidade aumenta por toda a Região no decorrer desta quarta-feira, mas as nuvens carregadas devem ficar concentradas do centro para o oeste dos estados. Nestas áreas há risco de chuva forte, com fortes rajadas de vento entre 60km/h e 80km/h.

Para as capitais, apesar do grande aumento de nebulosidade, não há expectativa de chuva forte.

 

 

 

 

Entenda como atuam as baixas e as altas pressões atmosféricas

 

 

Nova frente fria

As condições para chuva e o risco de chuva forte sobre a Região Sul do Brasil aumentam nesta quinta-feira, 20 de abril, com a chegada de uma nova frente fria do Rio Grande do Sul. As áreas de instabilidade geradas pela baixa pressão atmosférica são reforçadas pela frente fria. As nuvens de chuva se espalham por todo o Sul do Brasil nesta quinta-feira. A maioria das áreas da Região Sul terá chuva desde cedo. O oeste do Paraná é a região que tem maior potencial para chuva volumosa.

O feriado prolongado começa com chuva na Região Sul, mas também terá sol e um pouco de frio.

 

Confira a previsão detalhada para o feriado prolongado de 21 de abril!