Sudeste fica mais seco nos próximos dias

23/05/2017 às 15:34
por Maria Clara Machado

Atualizado 23/05/2017 às 15:45

Oferecimento
Sistema de alta pressão vai ganhar força

O Sudeste do Brasil volta a ter dias típicos de outono, com predomínio de sol e tempo seco. A diminuição da nebulosidade e da chuva acontecem com a intensificação de uma grande massa de ar seco sobre a Região nos próximos dias.  A semana que começou muita úmida e chuvosa, atípica para o mês de maio, vai terminar com baixos índices de umidade do ar. 

 

Nesta quarta-feira (24), os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, inclusive a Grande Belo Horizonte, já sentem os efeitos do sistema de alta pressão atmosférica. O dia será ensolarado, com céu azul e tempo firme na maioria das áreas. Há chance de névoa e até nevoeiro, especialmente nas áreas de vales e serras, no começo do dia. Faz um friozinho na madrugada, mas as temperaturas entram em elevação no período da tarde.

 

Você sabe o que é a subsidência do ar? 

 

O Espírito Santo, inclusive a Grande Vitória, e o norte do Rio De Janeiro recebem a umidade que os ventos trazem do mar, por isso ainda há condições para chuva fraca. 


 

Sudeste seco até o final da semana

O sistema de alta pressão vai ganhando força sobre todo o Sudeste até final da semana. Os meteorologistas chamam a atenção para os níveis de umidade relativa do ar em queda. Valores entre 30% e 20% poderão ser observados em diversas localidades já na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26).

 

Sem a chuva e com o ar parado, a tendência também será da maior concentração de poluentes, com maior impacto nos grandes centros urbanos.

 

Há chance de formação de névoa e nevoeiro no decorrer de toda a semana. 

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica os efeitos da intensificação do sistema de alta pressão atmosférica sobre o Brasil na penúltima semana de maio de 2017. Confira! 

 

   

Veja também:

São Paulo iguala recorde de frio do ano

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 67%