Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Bom tempo para o trekking nas montanhas do RJ

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

O estado do Rio De Janeiro é muito conhecido pela beleza de suas praias. Mas suas montanhas também são especiais e muito famosas.

 

 

 

Copacabana, Ipanema e Búzios deram fama internacional ao litoral do Rio de Janeiro.  Mas é só olhar para cima para ver o Cristo Redentor no alto do Corcovado, com altitude de 704 metros, e o bondinho que cruza o mar para chegar ao morro Pão de Açúcar, com altitude de 392 metros.

 

 

 

 

Na outra ponta tem a pedra da Gávea com 844 metros de altitude.

Todos estes pontos turísticos estão na cidade do Rio de Janeiro e são enormes monumentos de pedra nua, com pouca vegetação nas suas encostas. A combinação de mar e de montanha determinam fortemente o Clima na cidade do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Serra dos Órgãos

Saindo da cidade e subindo literalmente a serra, outras montanhas também famosas chamam a atenção: é a Serra dos Órgãos, que é um trecho da Serra do Mar, onde estão as cidades de Petrópolis e de Teresópolis, entre outras. Pelo caminho, quando não há nevoeiro (chamado popularmente de "russo" no Rio de Janeiro), é possível ver a enorme montanha, o Dedo de Deus, nome perfeito para a imponente formação rochosa que se assemelha a uma mão com o dedo indicador (o Dedo de Deus) apontando para o céu.

 

 

 

 

A conquista do Dedo de Deus está na história do início da prática do montanhismo no Brasil. Foi conquistado em 1912 pelos irmãos Acácio, Alexandre e Raul Carneiro, todos de Teresópolis. O Dedo de Deus é tão emblemático para o Rio de Janeiro que está estampando no brasão da bandeira do estado.

 

 

 

 

Bom tempo para subir as montanhas do RJ

Palavras de uma meteorologista que cresceu em Petrópolis: "Um dia inteirinho, completamente sem nuvens, é muito difícil".

Se você pratica escalada e o trekking de montanha, aproveite as condições do tempo especiais dos próximos dias. Até a segunda-feira, 29 de maio, o tempo fica firme no Grande Rio e em toda a Serra dos Órgãos, sem chuva. Uma massa de ar seco se intensifica sobre a Região Sudeste e a diminuição da umidade do ar vai inibir a formação da nebulosidade. Assim, vai dar para contar com várias horas de sol e com boa visibilidade. Mas não dá descartar completamente a formação do nevoeiro no começo da manhã na Serra dos Órgãos, principalmente no fim de semana, 27 e 28 de maio.

 

 

Mais dicas do tempo

- o terreno dos locais dentro da mata, que recebem pouco sol, pode estar bastante úmido e escorregadio por causa do tempo chuvoso do fim de semana passado.

- não há previsão de frio intenso na Serra dos Órgãos, mas é preciso ter roupas adequadas para não passar frio à noite e ao amanhecer.

- vai fazer calor na cidade do Rio de Janeiro, com temperatura em torno dos 30°C à tarde até o dia 29 de maio.

- outro ponto favorável para subir as montanhas de pedra do Rio de Janeiro é que os próximos dias serão com pouco vento, inclusive nas altitudes mais elevadas.

 

 

Brisa marítima

A brisa marítima que penetra quase todas as tardes sobre o Grande Rio também atinge a Serra dos Órgãos e deixa a atmosfera muito úmida. É esta injeção de umidade do mar que facilita a formação das nuvens baixas e do "russo" que encobre as montanhas em muitos dias do ano, o que restringe bastante a prática do montanhismo na região.

 

 

 

 

Notícias importantes do tempo e do clima

 

Serra Fina

O tempo firme, com predomínio de sol também vai predominar na região da Serra da Mantiqueira até o dia 29 de maio. Assim, os trekkings de 1 a 4 dias podem ser feitos com tranquilidade. Desta vez, vai dar para fazer a Serra Fina sem risco de chuva. Mas esteja preparado para encontrar trechos mais escorregadios do que o normal porque choveu demais no fim de semana passado e o solo ficou encharcado. Mesmo com o sol forte, provavelmente não deu tempo para secar tudo. Até o domingo, 28 de maio, não há expectativa de frio intenso. Por enquanto, frio dentro do normal para região nesta época do ano.Outra boa notícia: o ar está secando e a chance de formação de nevoeiro diminui até o fim da semana.

 

Experimente o Clima de Viagem

 

Início de junho

Se você pretende fazer algum trekking no começo de junho no Sul, Sudeste ou em Mato Grosso do Sul, no sul  de Mato Grosso e de Goiás , não deixe de acompanhar atentamente as previsões meteorológicas. Grandes frentes frias, com massas polares realmente geladas estão sendo esperadas para o começo de junho.

 

 

Previsão do tempo e planejamento

A previsão do tempo ajuda você a proteger sua vida e principalmente a planejar sua aventura para que você tenha a roupa, o calçado e a comida certos na hora que estiver fazendo sua caminhada radical. Você pode até mesmo mudar os planos, remarcar a viagem se o tempo não estiver favorável. Pode cair um temporal, mas com a previsão meteorológica, sabendo com antecedência da possibilidade do temporal, você pode se preparar e levar tudo que precisa para fazer sua viagem com segurança.

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

O outono-inverno são as estações preferidas dos montanhistas justamente porque a chance destas complicações do tempo acontecerem é baixa. Mas isto não quer dizer que o tempo nunca fica instável nestas estações.

 

No site da Climatempo você tem a previsão do tempo detalhada para 5 dias, para todas as cidades do Brasil, além de uma tendência para 10 e até 15 dias. Esta tendência pode ter grandes mudanças de um dia para outro. A previsão para 5 dias é mais estável.

 

Boa caminhada!

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias