Muita chuva no RS

07/06/2017 às 12:02
por Maria Clara Machado

Atualizado 08/06/2017 às 04:06

Oferecimento
Semana ainda promete neve e muita geada

Chuva volumosa no RS desde o meio da tarde da quarta-feira até às 3h da madrugada da quinta-feira, conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)

 

Soledade: 101 mm

Porto Alegre: 63 mm

Tupanciretã: 75 mm

São Vicente do Sul: 78 mm

Santiago: 86 mm

Caçapava do Sul: 52 mm

Santa Rosa: 59 mm

Canela: 40 mm

 

E o Sul do Brasil ainda vai sofrer com vários eventos de chuva forte ao longo desta quinta-feira. Novas áreas de instabilidade que crescem sobre o Paraguai e o norte da Argentina avançam para a Região no decorrer do período ainda serão reforçadas pela chegada de uma nova frente fria de forte intensidade. A situação é de alerta para chuva volumosa e ventos fortes, avisam os meteorologistas.  

 

Hoje, as pancadas de chuva podem ser de moderada a forte intensidade nos três estados, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Também há previsão de mais chuva para as capitais Florianópolis e Curitiba, que já atingiram a média histórica de junho. As rajadas de vento mais intensas podem variar entre 50 a 70 km/h nesta quarta e alcançar até 100 km/h nesta quinta, nas áreas serranas. 

 

A imagem de satélite mostra as novas áreas de instabilidade avançando para o interior da Região Sul na manhã desta quarta-feira:

 

Confira o alerta completo para a Região Sul do Brasil.  

 

Atenção

A situação é preocupante para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina pois os volumes previstos são novamente muito elevados nos próximos dois dias. O risco de enchente continua alto e há chance de queda de barreiras. 

 

Já choveu demais em Curitiba

A chuva voltou a cair forte especialmente no Paraná nas últimas 24 horas e diversos municípios acumularam volumes superior a 35 mm. A capital Curitiba registrou o maior volume de chuva do Sul no período entre às 9 horas de terça (6) e às 9 horas desta quarta-feira (7) com 72,4 mm. Foi a maior chuva da capital em 24 horas até o momento esse ano. O valor total do mês está em 195,8 mm e já dobrou média histórica de junho que é de 98 mm na cidade.  

 

Chuva de Florianópolis já atingiu o dobro da média

A capital Florianópolis acumula entre o dia primeiro de junho e as 9 horas da manhã desta quarta-feira (6), 152,3 mm de chuva, segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O valor já o dobro da média histórica de junho, que é de 75 mm.

 

Semana vai terminar gelada!

Depois da chuva intensa, o Sul do Brasil pode se preparar para uma forte massa polar que começa a derrubar as temperaturas na sexta-feira.

 

O segundo fim de semana de junho será ainda mais gelado que o primeiro. Há previsão de geada generalizada sobre o Sul. Na madrugada e manhã da próxima sexta-feira (9), há possibilidade de neve nas cidades mais altas das serras gaúcha e catarinense, como Urubici, Urupema, São Joaquim, Bom Jesus e São José dos Ausentes

 

Veja a matéria completa: Possibilidade de neve no Sul do Brasil 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

27°
max

10mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%