SP está em pré-frontal

08/06/2017 às 13:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Forte frente fria se aproxima

O estado de São Paulo está vivendo nesta quinta-feira uma situação tipicamente pré-frontal. Uma grande de forte frente fria avança sobre o Sul do Brasil e se aproxima de São Paulo. É por causa da aproximação desta frente fria que está ventando mais hoje e o céu ficou cheio de nuvens ralas e esbranquiçadas. Esta frente fria vira o tempo no estado de São Paulo nesta sexta-feira, 9 de junho, causando grande queda da temperatura. O frio será mais intenso no fim de semana e pode até gear em algumas áreas do estado.

 

 

Na cidade de São Paulo, as rajadas de vento chegaram aos 51 km/h às 11 horas no aeroporto de Congonhas. No aeroporto internacional de Guarulhos, uma rajada chegou aos 53 km/h ao meio-dia.

Até a noite, rajadas ainda mais fortes, com até 70 km/h poderão ocorre em várias regiões do estado de São Paulo, mesmo sem estar chovendo.

Outra situação que ocorre antes da chegada de uma frente fria é o aumento do calor. Fica mais quente no dia antes ou horas antes da chegada do ar polar da frente fria. Depois, a temperatura cai com a influência do ar polar. Se a massa de ar polar é muito forte, então o impacto térmico é maior. O choque térmico é mais acentuado. A diferença de temperatura de um dia para outro é maior. Horas antes da chegada de uma frente fria, o vento quente ganha força. Quando chega a frente fria, entra o vento frio de origem polar e o ar esfria.

 

Previsão de geada para o Sul, Sudeste e para o Centro-Oeste

 

 

 

 

No litoral, antes da chegada de uma frente fria, é comum ocorrer o efeito do aquecimento adiabático. O ar no litoral fica muito mais quente que o normal. Na base aérea do Guarujá, a temperatura ao meio-dia  da quinta-feira, 8 de junho, chegou aos 33°C e com rajadas de vento de 59 km/h. Às 11 horas da manhã da quarta-feira, 7 de junho, a temperatura na base aérea era de 25°C e às 11 horas de hoje subiu para 21°C!

 

O que é pré-frontal?

A expressão pré-frontal é usada pelos meteorologistas para descrever um conjunto de situações especiais e típicas que ocorre horas antes da chegada de uma frente fria em um lugar.

 

Confira algumas mudanças do tempo que ocorrem antes da chegada de uma frente fria

- ar esquenta e pode fazer um calor muito acima do normal, mesmo no verão; a temperatura pode subir mais de 10°C em relação ao dia anterior;

- ventos aumentam de intensidade e podem ocorrer fortes rajadas, mesmo sem chover; o vento é quente;

- muitas nuvens altas se espalham pelo céu e podem até esconder completamente o azul, mas este tipo de nebulosidade não provoca chuva;

- pancadas de chuva fortes podem ocorrer antes da chegada da chuva de uma frente fria; às vezes, a chuva da pré-frontal é até mais intensa do que a da frente fria

 

O que é aquecimento adiabático?

Tecnicamente o aquecimento adiabático é um aumento da temperatura que ocorre quando aumentamos a pressão do ar. Isto ocorre toda vez que o ar desce a encosta de uma montanha. A temperatura aumenta, em média, 1°C a cada 100 metros.

 

 

 

 

 

Grande frente fria avança sobre o Brasil

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%