Qual a onda de frio mais forte de 2017 até agora?

12/06/2017 às 15:42
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sul ainda teve temperatura negativa em 12 de junho

Geada e temperaturas abaixo de zero ainda foram observadas nesta segunda-feira, 12, no Sul do Brasil. Mas qual foi a onda de frio mais intensa de 2017 até agora? 

 

 

 

Ranking do Frio no Brasil

Durante a passagem de uma massa de ar polar forte entre 9 e 12 de junho de 2017, a temperatura ficou abaixo de zero em 16 locais do Brasil, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri-Ciram*. Mas a onda de frio mais forte de 2017 até agora foi a do fim de abril, quando 39 cidades registraram temperaturas negativas e Bom Jardim da Serra (SC) registrou quase 5°C abaixo de zero. Veja como está o Ranking do Frio no Brasil em 2017.

 

 

 

 

O ar polar intenso já está sobre o mar e a tendência é de elevação da temperatura. O frio não será intenso durante o feriado prolongado de Corpus Christi. Entre os dias 18 e 22 de junho, uma nova massa polar deve passar pelo Brasil, mas a maior queda da temperatura será sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. 

 

Geada em 12 de junho

O local mais frio no Brasil no dia 12 de junho de 2017 foi novamente Bom Jardim da Serra, cidade na parte mais elevada da serra catarinense, onde a temperatura caiu para 2,1°C abaixo zero, pela medição do Epagri-Ciram*, do governo de Santa Catarina. A mesma instituição registrou 0,7°C negativos em Urupema.

Nos locais de medição do Instituto Nacional de Meteorologia houve geada fraca em Cambará do Sul (RS), com temperatura mínima de 4,0°C, geada fraca também em Lagoa Vermelha (RS), com mínima de 5,9°C, geada fraca em Santa Vitória do Palmar (RS), mínima de 4,5°C e geada fraca em Irati (PR), onde a temperatura mínima foi de 2,8°C.

Em algumas áreas de São Joaquim, na serra catarinense, o Epagri-Ciram registrou até 0,6°C e a geada voltou a se formar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

*Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

 

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

19°
min

28°
max

0mm / 0%