Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Calor bate recorde no Tocantins

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Calor bate recorde no Tocantins

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Com sol forte e sem ar polar, o calor chega quase 38°C e bate recorde no Tocantins. Calor e ar seco são características do Clima neste estado no inverno.

     

     

    Recorde de calor em Palmas (TO)

    Enquanto o Sul do Brasil registra temperatura abaixo de zero, no Norte do país é o calor que bate recorde. Em Palmas, capital do Tocantins, a temperatura na tarde de 12 de junho chegou aos 37,9°C. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, esta foi maior temperatura no país neste dia e a maior do ano em Palmas, igualando a marca já registrada no dia 9 de junho.

     

    Junho é um mês de seca em Palmas e no Tocantins de forma geral. Os eventos de chuva são raros. O ar seco predomina e nesta época são comuns os dias ensolarados. A falta de nuvens e de ar polar permite que o aquecimento do ar seja intenso durante o dia. Assim, as temperaturas sobem bastante.

    Desde o início de junho, a menor temperatura em Palmas foi de 33,9°C no dia 4. Quase todos os dias a temperatura passou dos 36,0°C. Mas no ano passado, o calor foi ainda mais intenso nesta época e a temperatura chegou aos 39,9°C em junho de 2016.

     

     Imagem do amanhecer em Palmas no dia 6/6/17

     

     

    Recorde de frio

    A pouca nebulosidade nesta época do ano sobre o Tocantins deixa o dia quente, com muito sol, mas também facilita o resfriamento do ar no período noturno deixando a madrugada fresca. No dia 9 de junho, Palmas bateu o recorde de calor para 2017 até agora e também o recorde de menor temperatura do ano, de madrugada mais fresca, com temperatura mínima de 18,5°C.

    Os meses de seca, de maio a setembro, são marcados por dias com grande amplitude térmica, com temperaturas amenas na madrugada e calor intenso à tarde. No fim do inverno e no começo da primavera, a temperatura pode superar os 40°C facilmente.

     

    Acompanhe o movimento das nuvens sobre a Região Norte pelas imagens de satélite!

     

     

     

    Ar seco influencia o Norte do BR

    Uma massa de ar seco já predomina sobre o Tocantins, sobre a parte sul e leste do Pará, sul do Amazonas, Rondônia e Acre. Esta é uma situação comum nesta época do ano que já marcada por dias com muito sol, calor e pouca chuva. Os eventos de chuva nestas áreas da Região Norte são cada vez mais raros até setembro.

    Esta massa de ar seco se intensifica sobre o Brasil nos próximos dias e vai manter o tempo firme, com sol forte e sem condições para chuva na faixa sul da Região Norte. O ar úmido e as pancadas de chuva ficam concentrados sobre Roraima, Amapá, norte do Pará e norte/oeste do Amazonas.

    No feriado prolongado de Corpus Christi, o sol forte vai predominar na Região Norte. Mas atenção com o ar seco! O nível de umidade deve ficar entre 12% e 20% mas horas mais quentes da tarde especialmente sobre o Tocantins.

     

    Confira os detalhes da previsão para a Região Norte

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias