Sudeste vai ter mais chuva nesta quarta-feira

13/06/2017 às 15:01
por Maria Clara Machado

Atualizado 13/06/2017 às 21:15

Áreas de instabilidade ainda vão atuar sobre a Região Sudeste nesta quarta-feira (14), espalhando muitas nuvens e provocando mais chuva sobre áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e também no Espírito Santo

 

A virada no tempo com aumento da chuva sobre o Sudeste há dois dias é resultado de uma mudança na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera, que está favorecendo a formação das áreas de instabilidade.  A chuva veio em grande volume para esta época do ano em algumas áreas, especialmente de Minas Gerais e do interior de São Paulo.

 

Acumulado de chuva em 24hs

Em Varginha (MG) choveu 26,6 mm entre às 9 horas de segunda (12) e às 9 horas desta terça-feira (13), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O volume alcançou 23,2 mm em Pompeu, 20,2 mm em Sacramento e 18 mm no Aeroporto da Pampulha, no mesmo período.

 

Grande BH tem mais chuva esta semana 

 

No interior de São Paulo, choveu 33 mm em Avaré, 26,2 mm em Dracena e 20,2 mm em Sorocaba, no período de 24 horas, entre às 13 horas de segunda e às 13 horas desta terça.

 

Mais chuva nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, a região da Grande São Paulo, o litoral e  a maior parte do interior de São Paulo, ainda podem ter chuva na madrugada e no período da manhã, mas a instabilidade começa a enfraquecer e o sol já deve aparecer durante à tarde, mas entre muitas nuvens . As temperaturas não vão subir muito, por conta do excesso de nuvens no céu. 

Acompanhe as temperaturas para São Paulo nos próximos dias. 

 

Quase todo o estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, e o centro-sul de Minas Gerais, também vão seguir com o tempo instável e mais períodos de chuva no decorrer desta quarta.  Há risco de chuva moderada a forte no Grande Rio e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro e em áreas da Zona da Mata Mineira na madrugada desta quarta-feira. A Grande Belo Horizonte volta a ter pancadas de chuva com raios especialmente a partir da tarde. 

 

Alerta para de chuva forte para o RJ

 

As áreas de instabilidade se deslocam em direção ao Espírito Santo nesta quarta e as condições de chuva serão maiores no centro-sul do estado, inclusive na Grande Vitória. Há previsão de chuva para algumas áreas entre o fim da tarde e a noite. 

 

 

 

Como vai ficar o feriado de Corpus Christi?

Apesar do aumento das áreas de instabilidade e da chuva sobre o Sudeste neste início de semana, a tendência será de tempo firme no feriadão de Corpus Christi.

 

As instabilidades tendem a perder força sobre grande parte do Sudeste a partir de quinta-feira (15). A maioria das áreas terá um feriado prolongado de bastante sol, ar seco e tempo firme. Apenas o Espírito Santo, os Vales do Rio Doce e Jequitinhonha, e o norte do Rio de Janeiro, ainda terão um pouco de chuva na quinta. 

 

Muita atenção quem for pegar a estrada, especialmente na manhã quinta com o alto risco de nevoeiro. Áreas de serras e vales, Grande São Paulo, interior paulista, Zona da Mata Mineira e o Grande Rio poderão ter visibilidade restrita no começo do dia. Ainda vai fazer um pouco de frio nas madrugadas, mas as temperaturas ficam agradáveis no período da tarde. 

 

Confira dicas do que fazer no feriadão no Clima de Viagem! 

 

 

FASES DA LUA

  • Minguante
    17/06
  • Nova
    23/06
  • Crescente
    01/06
  • Cheia
    09/06

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03