Nuvens carregadas se afastaram do Grande Rio

14/06/2017 às 09:12
por Josélia Pegorim

Atualizado 15/06/2017 às 03:01

Oferecimento
Instabilidade sai do RJ

Áreas de instabilidade se afastam do estado do Rio de Janeiro depois de provocarem chuva forte inclusive sobre o Grande Rio. Uma massa de ar seco ganha força sobre a Região Sudeste a partir desta quinta-feira e afasta a chuva do feriado.

 

 

Nuvens carregadas saem do RJ

A imagem de satélite das 17h30 (20:30 UTC) mostrava que as nuvens carregadas já estavam afastadas do Grande Rio e se concentravam sobre o Norte e Noroeste Fluminense. Estas áreas ainda podem ter pancadas de chuva na noite desta quarta-feira, mas a região da cidade do Rio de Janeiro e as outras regiões do estado ficam apenas com nebulosidade, mas sem chuva.

 

 

 

 

Compare com a animação de imagens do satélite GOES-13 entre 7h30 e 12h00 de 14/6/17, que mostra as nuvens carregadas já saindo do Grande Rio, depois da chuva forte da madrugada. 

 

 

 

 

Xerém registra maior chuva/24h no BR 

As áreas de instabilidade que passam sobre o estado do Rio De Janeiro provocaram chuva moderada a forte no Grande Rio e em vários locais do estado. A região de Xerém, em Duque de Caxias, recebeu o maior volume de chuva no Brasil no período entre 9 horas de ontem e 9 horas de hoje, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Foram 41,6 mm de chuva acumulados e a maior parte da chuva caiu entre 21 horas de ontem e 1 hora da madrugada de hoje.

 

Além de Xerém, outras áreas do estado do Rio de Janeiro entraram na lista dos 10 maiores volumes de chuva em 24 horas sobre o Brasil, no período entre 9 horas do dia 13 e 9 horas de 14 de junho de 2017.

 

 

 

Temperatura amena

Cariocas e fluminenses não puderam contar muito com o sol nesta quarta-feira, pois a quantidade de nuvens foi grande o dia todo. A temperatura não subiu muito justamente por causa do excesso de nebulosidade. O ar polar intenso que provocou as temperaturas muito baixas no Rio de Janeiro no fim de semana passado já saiu da Região Sudeste. Na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 23,7°C. 

A madrugada da quinta-feira será com temperatura amena em todo o estado do Rio de Janeiro, mas com a volta do sol, a tarde já será com sensação de um pouco de calor.

 

 

 

 

Não é frente fria

A chuva sobre o Rio de Janeiro não é de uma frente fria. A áreas de instabilidade foram geradas por causa de cavados atmosféricos que se deslocaram do Paraguai  e avançaram para a Região Sudeste. Veja mais explicações sobre isto aqui.

 

Feriado de Corpus Christi

As áreas de instabilidade que estão sobre o Rio de Janeiro se afastam de vez do estado no decorrer desta quinta-feira. O dia até começa com muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca e isolada tanto no Grande Rio como também na região dos Lagos, mas ao longo do período o tempo fica mais firme. Na sexta-feira e no fim de semana, o Rio de Janeiro vai ficar sob a influência de uma grande massa de ar seco que se intensifica sobre o Brasil nos próximos dias.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

2mm / 20%