Grande massa de ar seco se intensifica sobre o BR

13/06/2017 às 20:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Alta pressão atmosférica ganha força no interior do país

A chuva que vem ocorrendo em muitas áreas de Mato Grosso do Sul, da Região Sudeste do Brasil e do Sul do Brasil está associada a passagem de cavados atmosféricos, circulação ciclônica de ventos que facilita a formação e o crescimento de nuvens de chuva.

 

 

Nesta quarta-feira, este cavado se desloca de São Paulo para o Rio De Janeiro e Minas Gerais. A chuva vai parando sobre São Paulo e a nebulosidade diminui no decorrer do dia. A nebulosidade diminui também sobre o Mato Grosso do Sul e sobre o Paraná e já não deve chover mais nestes estados. Mas para o centro-sul de Minas Gerais e para o Rio de Janeiro, a situação é oposta: a nebulosidade e as condições para chuva aumentam. Veja como vai ficar o tempo na Região Sudeste, na Região Sul e na Região Centro-Oeste.

Enquanto o cavado se desloca até a quinta-feira para a divisa do Espírito Santo com a Bahia, um grande e forte sistema de alta pressão atmosférica vai se intensificando sobre o país e domina as condições do tempo nos próximos dias. Este sistema de alta pressão atmosférica vai causar uma grande subsidência do ar, o que vai reduzir o nível de umidade no ar em grande parte do Brasil. Em algumas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte, a umidade relativa do ar pode chegar a valores de alerta, entre 12% e 20%, muito abaixo do recomendado para a saúde humana.

 

Você sabe o  que é a subsidência do ar?

 

A subsidência causada pelos sistemas de alta pressão atmosférica deixa o céu com pouca nebulosidade. É o que tem acontecido na região do estado do Tocantins, em Mato Grosso, no oeste da Bahia, entre outros locais do país.

 

 

 

 

Nos próximos dias, uma grande massa de ar seco se estabelece sobre o país e vai determinar as condições do tempo em quase todo o Brasil.

Veja o que vai acontecer com o tempo por causa da intensificação desta massa de ar seco.

 

 

 

 

Confira a previsão para Corpus Christi em todo o Brasil

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

32°
max

20mm / 90%

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%