Chuva se espalha devagar sobre a Região Sul

26/06/2017 às 21:41
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Duas frentes frias passam pelo Sul até o fim da semana

Um grande aumento de nebulosidade foi observado no decorrer desta segunda-feira sobre a Região Sul do Brasil, especialmente sobre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná, o aumento da quantidade de nuvens foi percebido no centro-leste do estado.

 

A animação de imagens de satélite mostra a nebulosidade que se espalhou pelo Sul do Brasil que é representada pelas manchas amareladas e verdes. Repare que essas nuvens parecem "nascer" no extremo norte da Argentina e depois são sopradas para o Sul do Brasil. Um centro de baixa pressão atmosférica se intensifica sobre o norte da Argentina e gera a nebulosidade. O fluxo de ventos fortes nos níveis mais elevados da atmosfera, em torno de 10 mil metros de altitude, está com uma direção que favorece o espalhamento desta nebulosidade sobre o Sul do Brasil.

 

 

 

 

Muitas nuvens e pouca chuva

A maior parte da nebulosidade sobre a Região Sul é composta por nuvens altas e médias que não provocam chuva. Mas nesta terça-feira, estas nuvens ainda estarão passando sobre o Sul do Brasil e podem esconder o sol ou deixar o sol opaco e o céu esbranquiçado por várias horas. Nuvens mais densas, com potencial para chuva, devem passar apenas sobre sul do Rio Grande do Sul provocando pancadas de chuva com raios na fronteira com o Uruguai. O mais provável é que a chuva ocorra a partir do fim da tarde.

 

SC registra temperatura mais baixa do BR em 2017 

 

Frentes frias

Até o fim da semana, as áreas de chuva vão se espalhar devagar sobre a Região Sul do Brasil impulsionadas pela passagem de duas frentes frias. Porém, existe uma situação de bloqueio atmosférico que vai dificultar bastante a expansão da instabilidade destas frentes frias pelo interior do continente.

A primeira frente fria consegue chegar apenas ao extremo sul do Rio Grande do Sul na quarta-feira, 28, sendo logo desviada para alto-mar. Chove apenas na fronteira com o Uruguai. A segunda frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul já na quinta-feira, 29, forçando as áreas de chuva a se espalharem um pouco mais sobre este estado. A chuva chega a Grande Porto Alegre. Até a noite da sexta-feira, esta frente fria chega ao litoral de São Paulo e a chuva consegue avançar sobre parte de Santa Catarina.

Veja como o tempo muda na Região Sul no decorrer desta semana.

 

 

 

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

20mm / 90%