Serra de SC registra menor temperatura do BR em 2017

26/06/2017 às 13:36
por Josélia Pegorim

Atualizado 26/06/2017 às 17:55

Oferecimento
Resfriamento foi acentuado por subsidência

A cidade de Bom Jardim da Serra, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, registrou 5,7°C abaixo de zero na madrugada desta segunda-feira, 26 de junho. Esta foi a menor temperatura medida no Brasil em 2017, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri/Ciram*, que registrou o recorde.

 

O recorde anterior era de 4,8°C abaixo de zero em 28 de abril, também em Bom Jardim da Serra, no mesmo local em que foi registrada a temperatura desta segunda-feira. Além de Bom Jardim da Serra, a região do Despraiado, em São Joaquim, também na serra catarinense, registrou temperatura abaixo de zero. O Epagri/Ciram mediu uma temperatura mínima de 1,0°C abaixo de zero. Por causa do frio intenso, algumas áreas de São Joaquim voltaram a registrada geada forte.

 

Geada forte cobre campos em parte de São Joaquim (SC) em 26/06/2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Efeito de subsidência

Estas temperaturas muito baixas não foram provocadas pela entrada de mais ar polar intenso sobre o Sul do Brasil. Embora o Sul do Brasil já estivesse sob influência de ar polar, a acentuada queda da temperatura foi consequência principalmente da forte subsidência do ar por causa da atuação de um grande e forte sistema de alta pressão atmosférica que ganhou força sobre a Região Sul do Brasil. O centro deste sistema passa sobre Santa Catarina nesta segunda-feira e está localizado em níveis médios da atmosfera, em torno de 6 mil metros de altitude. A subsidência reforçou o resfriamento do ar.

 

 

 

 

efeito de subsidência sempre ocorre quando há a presença de um sistema de alta pressão atmosférica. A subsidência é mais intensa no centro do sistema alta pressão.

Este sistema de alta pressão vai continuar atuando sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira, mas  começa a se afastar da região na quarta-feira, quando a subsidência começa a enfraquecer.

 

Entenda porque esfriou tanto  na serra de SC

 

 

 

 

Saiba mais sobre subsidência do ar

 

Ranking do frio abaixo de zero no Brasil

O novo recorde de frio no Brasil que ocorreu na serra catarinense na madrugada de 26 de junho não era esperado e surpreendeu até os meteorologistas. A onda de frio mais intensa sobre o Brasil em 2017 ainda pode ser considerada a que passou pelo país no fim de abril, quando a temperatura na serra catarinense chegou aos 4,8°C abaixo de zero. Entre 27 e 30 de abril de 2017, 39 cidades do Sul do Brasil registram temperaturas abaixo de zero. Porém, a menor temperatura em 2017 passou a ser 5,7°C abaixo de zero em Bom Jardim da Serra (SC) registrada na madrugada de 26 de junho.

Veja como está o ranking de frio abaixo de zero no Brasil  conforme medições do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri-Ciram*.

 

 

 

 

O termômetro do Ranking do Frio no Brasil 2017 só marca temperaturas abaixo de zero. Quanto mais frio, mais negativo, mais para baixo. As temperaturas negativas ficam do lado direito do termômetro, no meio a data e do lado esquerdo, a quantidade de locais que registraram temperaturas abaixo de zero. A temperatura que aparece ao lado de cada dia é o menor valor observado neste dia. São consideradas as medições feitas pelo INMET* e pelo EPAGRI/CIRAM*, que podem ser facilmente verificadas por qualquer pessoa que tenha acesso a internet.

Este termômetro será atualizado sempre que ocorrer alguma temperatura abaixo de zero medida por estas instituições.

 

*EPAGRI -  Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina