Dora: furacão na costa do México

26/06/2017 às 17:13
por Josélia Pegorim

Oferecimento
É o primeiro furacão da temporada 2017 no Pacífico Leste

Dora é o primeiro furacão da temporada 2017 no Pacífico Leste e a quarta tempestade tropical e continuava com tendência de fortalecimento na costa oeste do México no começo da tarde do dia 26 de junho.

 

No boletim técnico das 15 UTC (12 horas em Brasília) divulgado pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), o furacão Dora estava com ventos constantes de 140 km/h, com rajadas maiores, e a pressão atmosférica mínima era de 985 hPa. O furacão se movimentava para oeste/noroeste com 20 km/h. O centro da tempestade estava sobre o mar, na costa oeste do México, a 285 km a sudoeste de Manzanillo e a 350 km de Cabo Corrientes.

 

A previsão do NHC é de que Dora permaneça rondando a costa oeste do México nas próximas 48 horas, mas mantendo a direção de deslocamento para oeste/noroeste, vai se aproximar do sul da península da Baixa Califórnia.

Os ventos produzidos por Dora podem se intensificar, antes de começarem a enfraquecer já na manhã desta terça-feira, 27 de junho.

 

 

 

Chuva e mar agitado

Os ventos fortes provocados por Dora deixam o mar agitado na costa sudoeste do México. Grandes ondas são esperadas para os próximos dias indo em direção ao sul da Baixa Califórnia.

O furacão Dora provoca chuva ao longo da costa dos estados mexicanos de Guerrero e Michoacan.

 

Temporada 2017de furacões

A temporada de furacões de 2017 no Atlântico Norte começou oficialmente no dia 1 de junho e vai até o fim de novembro. Atualmente não há nenhuma tempestade ameaçadora, mas duas tempestades tropicais foram nomeadas na semana passada, Bret e Cindy. Bret se formou na região de Trinidad e Tobago e Cindy se organizou no golfo do México provocando muita chuva e ventos fortes em vários estados dos Estados Unidos e sobre plataformas de petróleo no golfo do México.

A temporada 2017 do Atlântico já teve três tempestades e do Pacífico já está na quarta. A primeira foi Adrian, entre 9 e 10 de maio, a segunda se chamou Beatriz e se formou entre 31 de maio e 2 de junho. A terceira tempestade tropical se organizou entre 11 e 13 de junho e depois veio Dora que foi nomeada em 24 de junho e se tornou em 26 de junho.

 

Saiba mais sobre a temporada de furacões de 2017 n Atlântico Norte

 

Furacão Dora

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

16°
min

28°
max

6mm / 90%