Escolhas saudáveis para não engordar nas Festas Juninas

27/06/2017 às 12:27
por Maira Di Giaimo

Oferecimento
Saiba quais são as comidas saudáveis que toda Festa de São João tem!

Em época de Festa Junina, a balança vira a inimiga número um! Manter uma alimentação saudável e não engordar vendo todas aquelas comidas juninas não é fácil. Muitos dos alimentos típicos da comemoração são altamente calóricos e ainda possuem sódio, açúcar ou gordura. A nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Etelma Maria Rosa enfatiza, “é preciso fazer uma restrição de consumo ou, se houver possibilidade, preparar as receitas em casa, de forma saudável, reduzindo a quantidade de açúcar, de sal ou até mesmo de gordura, dependendo da preparação”.

 

Então, se você não abre mão de uma boa Festa de São João, mas não quer ganhar quilinhos a mais, é só escolher as opções saudáveis e nutritivas (mas também não vale exagerar)!

 

Milho Verde

 

 

Um alimento muito saudável que pode ser encontrado em qualquer Festa Junina é o milho verde. O cereal é fonte de carboidrato e contém muitas fibras, minerais e vitaminas. Só que precisa dar uma maneirada no sal e na manteiga.

 

Pipoca

 

 

A pipoca é um cereal integral que, sem excesso de sal ou gordura, é rico em fibras, possui vitaminas E, B1, B2 e os carotenoides, considerados antioxidantes. Contém também minerais como cálcio, sódio, iodo, ferro, zinco, manganês, cobre, selênio, crômio, cobalto, cádmio e fósforo. Um combo de saúde!

 

Pinhão

 

 

O pinhão é um alimento naturalmente saudável e uma ótima opção para quem não quer engordar. Possui fibras e minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio e fósforo, além de ácidos graxos como ômega 6 e 9.

 

Veja nossas dicas para curtir o fim de semana no frio!

 

Batata doce

 

 

Amada pelos frequentadores de academias, a batata doce é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico. Contém magnésio, fósforo, potássio e vitaminas A, B, C, K e E.

 

Curau e Pamonha

 

 

Pois é, o curau e a pamonha normalmente levam na composição leite e açúcar, então é preciso pegar leve. No entanto, são opções muito nutritivas. Evite incluir no preparo manteiga, gordura vegetal e leite de coco, pois deixam a comida ainda mais calórica.

 

Gosta de sopa? Separamos 5 receitas de sopas fáceis para você fazer em casa!

 

Arroz Doce e Canjica

 

 

Para quem não quer engordar, é melhor evitar essas comidas típicas, que muitas vezes vêm lotadas de açúcar e leite condensado. Porém, são nutritivas. Algumas alternativas para conferir mais sabor são queimar o açúcar no momento do preparo e adicionar raspas de laranja ou canela.

 

Vinho quente e Quentão

 

 

 

Um pouco de vinho por dia faz bem para a saúde, mas atenção! O vinho quente e o quentão são bebidas calóricas por conter álcool e grande quantidade de açúcar, por isso, vale a pena moderar no consumo. Nos preparos caseiros, existem opções sem álcool, utilizando gengibre, casca de laranja, sucos de frutas como laranja, maçã, abacaxi, maracujá, suco de uva integral e as especiarias como, canela e cravo-da-índia.