Serra de SC registra quase 5°C abaixo de zero

02/07/2017 às 15:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Forte massa de ar polar influencia o país nos próximos dias.

A Região Sul amanheceu gelada no domingo, 2 de julho. A maioria das áreas da Região teve temperaturas abaixo de 10°C, mas as cidades serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também áreas no planalto sul catarinense congelaram e amanheceram com temperaturas negativas. 

 

 

A mais baixa temperatura no país ocorreu em Urupema, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina. A estação meteorológica que fica a 1315 metros de altitude registrou 4,8°C abaixo de zero, pela medição do Epagri-Ciram*. Foi a décima sexta vez este ano que o Brasil registrou temperatura negativa. No total, 12 cidades da Região Sul do Brasil tiveram temperaturas negativas no dia 2 de julho.

 

O frio intenso foi provocado por uma massa de ar polar muito forte que chegou ao Brasil neste início de julho. O centro desta massa polar, que é a região mais fria, fica sobre o mar ao largo do litoral da Região Sul. Até a terça-feira ainda deve gear no Sul.

 

Geada

Várias áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e até do sul do Paraná tiveram frio intenso e formação de geada. Confira os locais onde o Instituto Nacional de Meteorologia confirmou a ocorrência de geada nas suas estações meteorológicas convencionais.

 

 

 

 

Em São Joaquim, o gelo cobriu os campos e proporcionou mais uma vez belíssimas imagens. Na região do Bentinho, O Epagri-Ciram* registrou 3,9°C abaixo de zero.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ranking do frio abaixo de zero no BR 

Com 12 cidades com temperatura negativa e a mínima de 4,8°C abaixo de zero em Urupema (SC), esta massa polar que chegou ao Brasil no início de julho está entre três mais fortes do ano até agora.

Veja como está o ranking do frio abaixo de zero no Brasil em 2017

 

 

 

 

O termômetro do Ranking do Frio no Brasil 2017 só marca temperaturas abaixo de zero. Quanto mais frio, mais negativo, mais para baixo. As temperaturas negativas ficam do lado direito do termômetro, no meio a data e do lado esquerdo, a quantidade de locais que registraram temperaturas abaixo de zero. A temperatura que aparece ao lado de cada dia é o menor valor observado neste dia. São consideradas as medições feitas pelo INMET* e pelo EPAGRI/CIRAM*, que podem ser facilmente verificadas por qualquer pessoa que tenha acesso a internet.

Este termômetro será atualizado sempre que ocorrer alguma temperatura abaixo de zero medida por estas instituições.

 

*EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima