Muito sol e ar seco no BR no fim de semana

14/07/2017 às 22:24
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tempo muda na Região Sul no domingo

Enquanto a nova e forte onda de frio não chega, o Brasil esquenta e a sensação de calor vai até predominar no fim de semana que marca o início da segunda quinzena de julho. Tem muito sol e pouca chuva no país. Mas no domingo, os estados do Sul e a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai começam a sentir a virada do tempo com a chegada de uma forte frente fria que traz chuva e ventania.

 

 

Madrugadas frias

Neste sábado, a madrugada e o início de manhã ainda são frios, com temperaturas até um pouco abaixo dos 10°C em áreas do Sul, nas regiões de vale e serras do Sudeste e até em Goiás. Muitas áreas no interior do Nordeste e do Tocantins amanhecem com temperaturas entre 11°C e 15°C. Mas com o sol forte desde cedo para esquentar o ar, a temperatura sobe rápido.  

No domingo, as menores temperaturas no país devem ocorrer nas regiões de serra dos estados da Região Sudeste. Mas também faz frio no oeste e sul da Bahia, Goiás e no Distrito Federal, com temperaturas entre 10°C e 15°C.

 

Forte onda de frio avança sobre o Brasil a partir de 17 de julho

  

Ar seco

Uma grande e forte massa de ar seco ainda predomina sobre o Brasil neste fim de semana. Níveis de umidade relativa próximos de 20% devem ser observados em todos os estados do Centro-Oeste, no Distrito Federal, em São Paulo, em Minas Gerais, no Tocantins e nos estados do Nordeste, exceto em Alagoas e em Sergipe. Os níveis de umidade do ar estão em queda em todas as Regiões do país desde o início da. Apenas o Sul do Brasil terá elevação de umidade durante o domingo com a chegada da chuva de uma frente fria.

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Chuva

No Norte do Brasil, há condições para chuva neste fim de semana em áreas de quase todos os estados, exceto no Tocantins e em Rondônia.

Na Região Nordeste só deve chover fraco pelo litoral, na zona da mata e em alguns pontos do agreste no leste da Região.

Para a Região Sudeste, só há previsão de chuva para o litoral do Espírito Santo, mas o sol aparece e a chuva que ocorrer não será prolongada.

Na Região Sul, a fronteira com o Uruguai poderá ter pancadas de chuva a partir do fim da tarde do sábado. No domingo, com a chegada de uma forte frente fria, chove e venta forte em áreas dos três estados.

Para a Região Centro-Oeste só há previsão de chuva na tarde e noite do domingo na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai com a chegada de uma frente fria. Há risco de raios e pode ventar forte.

 

Deve nevar no Sul do Brasil no dia 17 de julho, segunda-feira

 

 

Foto: Gleive Marcio, Palmas (TO)

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

31°
max

15mm / 90%

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%