Você sabe o que são as PANCS?

18/07/2017 às 20:15
por Maira Di Giaimo

Atualizado 05/05/2021 às 14:12

Oferecimento
As PANCS são opções super nutritivas para vegetarianos e veganos.

Oi gente! O que vocês acham de consumir alimentos orgânicos, que são aqueles sem agrotóxicos, sem produtos químicos e não pagar nada por isso? Essa é uma vantagem dos voluntários aqui da horta comunitária na Saúde, em São Paulo. E não são só os alimentos convencionais como alface, cenoura, beterraba, por aqui também se cultivam as PANCS, já ouviu falar? Então vem comigo!

 

Quem disse que para ser vegetariano ou vegano precisa gastar muito dinheiro? Conheça as PANCS!

 

 

 

 

 

Sérgio Shigeeda, organizador da Horta comunitária da Saúde, explica: "As PANCS são plantas alimentícias não convencionais, são matos que se come", diz Sérgio, essa é uma definição mais clara. Se você andar em 100 metros de calçada você vai ver plantas nascendo espontaneamente. Nós temos vários exemplos aqui na horta.

 

A Ora-pro-nóbis é rica em proteína.

 

 

O Caruru você come as folhinhas dela, que são altamente nutritivas e a semente tem a mesma propriedade que o amaranto. Então, você paga muito caro no amaranto e ela nasce na calçada, como um mato.

 

 

Essas folhinhas aqui têm mais proteína do que carne, mais cálcio do que leite, têm colágeno, têm várias vitaminas, 26 tipos de aminoácido e tudo quanto é nutriente que você imaginar. Eu considero ela como a vedete da horta. Ela se chama Moringa Oleífera, chamada também “árvore da vida”. Ela está sendo usada para combater a desnutrição em toda a parte mais carente, África, Ásia e o nordeste do Brasil. Então, se você secar e tomar duas xícaras de chá por dia, você vai ter quase todos os nutrientes, nem precisa ficar comendo carne, feijão, nada. É uma boa opção para os vegetarianos e veganos.

 

 

 

A flor da capuchinha também é comestível. O gosto lembra o do agrião. 

 

 

Vantagens das PANCS

 

Fonte: Shutterstock

 "A vantagem é que como ela é um mato, é resistente, não precisa de muito tratamento, elas nascem direto por aí. E tem a vantagem de que você colhe ela aqui na horta e é de graça né", explica Sérgio.

 

Horta Comunitária da Saúde

 

Foto: Renato Vittorino/ Horta Comunitária da Saúde
 

"Tem muita gente que vem em função de terapia", diz Sérgio, "Fala: 'hoje eu não tô legal. Vim aqui só para respirar um ar puro'. E tem várias terapias mesmo comprovadas. Por exemplo, a Fisális é uma planta muito usada hoje para terapia antialzheimer, porque ela reconecta neurônios. Então você acaba aprendendo muitas coisas aqui que você nem imagina, nesse pedacinho de solo".


Esse foi o Foco Ambiental, fique ligado que logo logo tem mais!

 

Entenda a polêmica dos jardins verticais da Avenida 23 de Maio, em São Paulo. 

 

Sugestões de pauta ou denúncias ambientais podem ser enviadas para o nosso e-mail:[email protected]

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

13°
min

23°
max

0mm / 0%