São Paulo e Rio de Janeiro com muito calor

13/09/2017 às 16:14
por Maria Clara Machado

Atualizado 13/09/2017 às 17:11

Oferecimento
Temperaturas estão bastante elevadas para o mês de setembro

O aumento do calor nos últimos dias está chamando a atenção em São Paulo e no Rio de Janeiro. As temperaturas acima dos 30°C estão bem superiores a média para o mês de setembro. O calor vai aumentar e a semana deve terminar com novos recordes de temperatura.

 

Temperatura muito acima da média 

Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a média das temperaturas máximas na cidade de São Paulo é de 24°C e a média das máximas no Rio De Janeiro é de 27°C. Entretanto, nos últimos dias as temperaturas muito mais elevadas. Na última terça-feira (12), a temperatura máxima foi de 31,1°C na capital paulista e de 35,8°C na capital fluminense, segundo o INMET. Nesta quarta-feira (13), a temperatura chegou aos 33,4°C na base aérea de Santa Cruz, no Rio, e em São Paulo a temperatura máxima registrada foi de 31,8ºC no Mirante de Santana, zona norte da cidade.

 

Apesar do calor que tem feito, o mês de setembro já é época de elevação nas temperaturas. "É preciso lembrar que a atmosfera não funciona com data e hora marcada. Fim de inverno já tem jeito de primavera. E não dá para usar expressões como "calor em pleno inverno" porque já estamos no finzinho da estação", afirma a meteorologista Josélia Pegorim.


   Foto: Paula Soares. Niterói/RJ.
 

Mais calor nos próximos dias 

A forte massa de ar seco que continua sobre o Brasil e predomina também sobre a Região Sudeste ainda influencia o tempo e consequentemente as temperaturas. O sol forte por várias horas no dia e ausência de massa polar vão manter o forte calor pelo menos até o final da semana.

 

As temperaturas tendem a subir ainda mais com as máximas em torno dos 34°C em São Paulo e dos 38°C no Rio de Janeiro na próxima sexta-feira (15). Será um dos dias mais quentes do ano na duas capitais e possivelmente o dia mais quente deste inverno.

 

Grandes mudanças no tempo só deverão acontecer nos primeiros dias da primavera, que começa oficialmente no dia 22 de setembro. Os meteorologistas esperam por uma frente fria que consiga romper o bloqueio da forte massa seca sobre o Sudeste.    

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%