Alerta para temporais no Sul do Brasil

28/09/2017 às 15:56
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Rajadas de vento podem chegar a 80 km/h

O Sul do Brasil entra em alerta para temporais a partir desta sexta-feira (29) com a formação de fortes áreas de instabilidade. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná voltam a ter chuva forte e volumosa, com risco de raios e ventania. Os meteorologistas reforçam a situação de tempo severo, com risco de novos temporais sobre o Sul, também durante o fim de semana.  

 

Risco de temporais aumenta nesta sexta 

Uma mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil está favorecendo o crescimento de grandes áreas de instabilidade entre o Paraguai, a Argentina e a Região Sul. A sexta-feira será marcada por muita instabilidade e aumento das nuvens carregadas.   

 

A chuva tende a começar pelo oeste da Região Sul nas áreas de fronteira com o Paraguai e a Argentina. O tempo fica carregado e há risco de chuva forte e volumosa. Foz do Iguaçu (PR), Chapecó (SC) e Uruguaiana (SC) são alguns municípios que poderão ter chuva desde cedo. 

 

As pancadas de chuva se espalham pelas outras áreas do Sul Brasil no decorrer do dia com o avanço e a intensificação das instabilidades. O tempo fica instável com previsão de chuva nas três capitais Porto AlegreFlorianópolis e Curitiba

 

Além do risco de chuva forte com descargas elétricas, outra preocupação é a ventania. "As rajadas de vento mais intensas poderão alcançar 80 km/h nos três estados do Sul, sendo que nas regiões montanhosas podemos ter ventos constantes e até mais fortes", avisa a meteorologista Josélia Pegorim.

 

No litoral, a Marinha do Brasil já emitiu aviso de mar agitado e ressaca entre Mostardas (RS) e Imbituba (SC), válido entre a manhã desta sexta-feira e a manhã do sábado (30). As ondas podem chegar a 2,5 metros. 

 

  Foto: Gabriel Garcia. Nova Esperança/PR.

 

Mais temporais no fim de semana 

O Sul do Brasil pode esperar por um fim de semana com mais pancadas de chuva e risco de temporais. As fortes áreas de instabilidade vão persistir e terão um reforço no domingo (1) e o alerta para ventania permanece na Região. 

 

A boa notícia é que a chuva tende a retornar à áreas muito secas como o norte e o interior do Paraná, além do leste do estado, inclusive sobre a Grande Curitiba

 

Os volumes de chuva estimados para a Região Sul são elevados e em diversas localidades poderão ficar entre 50 a 100 mm no período de cinco dias. 

 

Confira no mapa os volumes de chuva estimados para toda a Região Sul até o dia 3 de outubro: 

 

Chuva_SUL_29.09

 

 

Veja também:

Setembro termina com ventania no Sul do Brasil  

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

28°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

17°
min

23°
max

10mm / 83%