Ventos com mais 100 km/h nos três estados do Sul

01/10/2017 às 19:48
por Josélia Pegorim

Atualizado 01/10/2017 às 23:40

Oferecimento
Granizo e ventania também em Mato Grosso do Sul

Várias áreas do Sul do Brasil tiveram chuva forte, granizo e principalmente ventania no domingo, 1 de outubro. O vento assustou mais do que a chuva. As rajadas fortíssimas passaram dos 100 km. Em Tupaciretã (RS), o INMET registrou uma rajada de vento com 128 km/h. 

 

Porto Alegre: vento passa de 100 km/h em 

A ventania e a chuva da noite do domingo causaram muitos estragos em Porto Alegre. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou uma rajada de vento com 107 km/h entre 18h e 19h. A capital gaúcha sofreu com queda de árvores e postes. O tráfego ficou interrompido em diversas ruas e houve também queda de energia.

 

Foro de Maurício Kronhardt , Porto Alegre (RS): 

Confira o relato de Maurício

A imagem é logo após o término do jogo entre Grêmio x Fluminense, já no estacionamento, minutos depois chuva intensa, ventos muito fortes e enorme quantidade de descargas elétricas além do granizo.

  

Pelos ventos muito fortes e nuvens muito carregadas que se espalharam pelo Sul do Brasil, não se pode descartar que tenham ocorrido fenômenos como microburst, dowburst e até tornados. 

 

 

 

 

Entenda a diferença entre tornado, microburst e dowburst

 

Em Cascavel, no oeste do Paraná, o aeroporto local registrou uma rajada com 103 km/h às 22h15 do domingo, 1 de outubro. Confira as rajadas mais intensas registradas pelo INMET entre 18h e 20h.

 

 

Ventania no Sul do Brasil em 01/10/17 (Fonte: INMET)

 

 

A Climatempo alertou sobre as condições meteorológicas especiais que levariam a ocorrência de ventania no Sul do Brasil, mas que também poderia acontecer em locais de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso e de São Paulo.

A situação ainda é de alerta para tempestades no decorrer da noite do domingo e nesta segunda-feira, especialmente no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul, com chuva forte, ventania e granizo.  A tendência é de diminuição da chuva no Rio Grande do Sul na madrugada de segunda-feira, mas o risco de tempestades violentas ainda é alto em Santa Catarina e no Paraná. Porém, não se pode descartar temporais também no oeste/noroeste de São Paulo e nas áreas a oeste e sul de Mato Grosso. 

Por volta das 23 horas, radares meteorológicos mostravam áeras de chuva muito fortes sobre o Mato Grosso do Sul. Houve queda da granizo em Campo Grande, conforme registro do aeroporto local. Parte estas nuvens vai para oeste/noroete de São Paulo 

 

Temporais em Mato Grosso do Sul 01/10/17

 

A segunda-feira também é de alerta para tempestades em Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, oeste e sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, e também no Paraná, em São Paulo e no Triângulo Mineiro. Curitiba, Florianópolis e São Paulo podem ter chuva moderada a forte em algumas horas no decorrer desta segunda-feira.

 

A tabela mostra as rajadas de vento mais intensas observadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia através da medição nas estações meteorológicas automáticas no domingo, 01/10/17, até às 18 horas.

 

Ventania no Sul do Brasil em 01/10/17 (Fonte: INMET)

 

 

A pressão do ar muito baixa foi um dos motivos que permitiu o desenvolvimento de nuvens densas, de grande extensão vertical, com potencial para tempestades.

O mapa mostra como estava o ajuste de altímetro em vários aeroportos da Região Sul às 19 UTC (16 horas em Brasília), de 01/10/17. O ajuste de altímetro é o valor da pressão atmosférica em relação ao nível médio do mar, que será usada para ajustar o altímetro que existe na aeronave.

 

 

Pressão do ar muito baixa no Sul do BR às 16 horas (Brasília) de 01/10/17

 

No Paraná, as nuvens de tempestade provocaram enormes granizos em Dois Vizinhos, no sudoeste do estado. Uma rajada de vento chegou a 102 km/h, segundo o INMET.

 

Foto de Dieizon Brandalis, Dois Vizinhos (PR): granizo e 01/10/17

 

Como foi o temporal na sua cidade? Compartilhe com a Climatempo seus relatos e fotos. Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Confira alguns relatos do temporal de 01/10/17 

 

Ventania no Oeste paulista

Por: Harumi em 01/10/2017 às 23:08

Localidade: Presidente Prudente - SP

Acabou de passar uma ventania aqui em Presidente Prudente. O céu está vermelho, parece que irá chover em breve.

 

Ventania

Por: Ariane s kuwahara em 01/10/2017 às 23:26

Localidade: São Paulo - SP

Vento forte e chuva Agora a noite em narandiba-sp

 

Noite com instabilidades

Por: Aguinaldo Marciano em 01/10/2017 às 22:02

Localidade: Valparaíso - SP

A noite de domingo começou com instabilidades na cidade de Valparaíso SP com pancadas de chuvas. A temperatura caiu consideravelmente, nesse momento 19 graus. Estado é de atenção pois existe previsão de chuva forte nas próximas horas.

 

Forte temporal atinge Porto Alegre

Por: Joao Andre Lucena Borges em 01/10/2017 às 20:18

Localidade: Porto Alegre - RS

Um forte temporal atingiu Porto Alegre hoje, dia 01 de outubro, com ventos acima de 100 km/h e forte granizo. Muitos bairros sem luz e muitas arvores caídas. Foi o mais forte desde o temporal de 29 de janeiro de 2016.

 

Granizo e ventos fortes

Por: Daniel em 01/10/2017 às 20:28

Localidade: Cianorte - PR

Começou faz uns 5 minutos. Trovejava bastante, agora granizo e ventos fortes.

 

Vendaval intenso, trovoadas e queda de granizo em Erechim (RS)

Por: Ricardo em 01/10/2017 às 18:56

Localidade: Erechim - RS

Linha de tempestades (que aparece na minha última foto aqui) cruzou a cidade com vento muito intenso (relatos de rajadas de até 90km/h), granizo e trovoadas. Há registros de queda de postes, árvores e destelhamentos pela cidade e interrupção de rodovias. Cidades próximas de Erval Grande, Barão de Cotegipe e São Valentim também foram duramente castigadas pelo vento e granizo.

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

37°
max

0mm / 0%

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%