Temporais no norte de SP podem se repetir

24/10/2017 às 22:34
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Franca foi coberta por granizo. Ituverava teve 40 mm de chuva em 2h.

Várias cidades do norte do estado de São Paulo sentiram os temporais do fim da tarde de 24 de outubro de 2017. Ventania, chuva forte e uma enorme quantidade de granizo foram observadas na região entre Franca e Ituverava.

 

Em Franca, a temperatura caiu 12°C em 1 hora por causa da chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 30,8°C às 16 horas e 18,9°C, às 17 horas. Choveu 17,0 mm entre 16 e 17 horas. Muitas áreas da cidade foram cobertas por grossa camada de gelo. A grande quantidade de granizo transformou as ruas de Franca em um tapete branco, como se tivesse acabado de nevar!

 A região de Altinópolis, município ao sul de Franca, também teve granizo.

 

Em Ituverava, a chuva foi muito mais forte. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 32,2 mm entre 17 e 18 horas e mais 7,8 mm entre 18 e 19 horas. Foram 40 mm de chuva em 2 horas. Uma intensa rajada de vento, com 80 km/h ocorreu entre 17 e 18 horas. A temperatura chegou aos 35,8°C.

 

As grandes nuvens do tipo de cumulonimbus, que é a nuvem que muitas vezes provoca tempestades com chuva intensa, granizo e ventania se formaram com rápido aquecimento e maior disponibilidade de umidade no ar, após a passagem de uma frente fria no domingo sobre o estado de São Paulo. Cidades mineiras próximas ao norte de São Paulo também tiveram pancadas de chuva moderadas a fortes.

 

Saiba mais:

 

Como se forma a nuvem de temporal?

 

Como o granizo se forma?

 

A imagem de satélite mostra o aglomerado de nuvens carregadas (manchas azuladas) entre o norte de São Paulo e o Triângulo Mineiro.

 

 

 

 

Às 16h40, o radar meteorológico de São Roque detectava sinais de chuva muito forte em Franca e em Altinópolis. A chuva intensa aparece como manchas em vermelho.

 

 

Imagem do temporal em Franca (mancha vermelha) captada pelo radar meteorológico

de São Roque (Aeronáutica)

 

 

Temporais como os que ocorreram em norte de São Paulo no fim da tarde do dia 24 de outubro podem se repetir também em outras regiões do estado até o domingo. O calor aumenta e facilita a formação das nuvens cumulonimbus, mas além disso, grandes e fortes áreas de instabilidade devem se espalhar sobre o estado a partir da quinta-feira. 

 

Veja como fica o tempo nesta quarta-feira em SP

 

A foto mostra o horizonte com topos de cumulonimbus vistos de São Joaquim da Barra, cidade a oeste de Franca.

 

 

Foto de Ricardo Bengas, São Joaquim da Barra (SP)

  

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%