Chuva de frente fria causa alagamentos em Salvador

03/11/2017 às 11:54
por Redação

Atualizado 03/11/2017 às 12:37

Oferecimento
Em 24 horas choveu 52% do normal para o mês de novembro

O litoral da Bahia foi castigado por fortes pancadas de chuva na madrugada desta sexta-feira (03). Somente em Salvador, choveu 61,9 milímetros entre 9h da manhã de ontem e 9h da manhã de hoje – desse total, 52 milímetros foram acumulados apenas entre 1h e 8h da manhã (horário local). Esse número corresponde a 52% de chuva normal para o mês de novembro, que é de aproximante 118 milímetros.

 

Na região de Conde, no litoral norte do estado, choveu 93,6 milímetros entre 21h de ontem e 9h da manhã de hoje.  Em Maraú, o acumulado foi de 48,6 milímetros entre 2h e 9h. Já em Ilhéus, choveu de moderada a forte intensidade, com acumulado de 39,6 milímetros. Todos os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

Alagamentos

A chuva provocou diversos pontos de alagamento na região metropolitana de Salvador. No período entre 9h da manhã de ontem e 9h da manhã de hoje, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou 83 milímetros de chuva na região de Lauro de Freitas, na grande Salvador, e também no bairro de Mussurunga, na região da capital bahiana. 

 

A passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia foi o que provocou essas pancadas de chuva, que já tinham ocorrido ontem em áreas do sul do estado.

 

Temporais no sul da Bahia

 

No decorrer desta sexta-feira (03), a áreas de instabilidade persistem no litoral do estado, mas vão perdendo força. Mesmo assim, a chuva continua constante no decorrer da tarde de hoje, com intensidade moderada.

 

E o fim de semana?

A previsão para o fim de semana é de que a frente fria se afaste totalmente do estado e as áreas de instabilidade enfraqueçam ainda mais. Ainda pode chover com moderada intensidade neste sábado, mas no domingo a previsão é de que o sol apareça forte no litoral baiano, com chuva rápida durante o dia.

 

Atenção: Pode voltar a chover forte no litoral da Bahia a partir da próxima terça-feira devido a áreas de instabilidade que se aproximam novamente do estado.

 

 

Foto de Jamile Cesar - Salvador, BA

 

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

24°
min

30°
max

30mm / 90%