RJ, MG, MT e RO registram grandes volumes de chuva

20/11/2017 às 16:23
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Áreas de instabilidade persistem e a chuva não dá trégua nos próximos dias

Os estados do Rio De Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia registraram os maiores volumes de chuva sobre o Brasil entre os 19 e 20 de novembro de 2017. O total acumulado superou os 100 mm em 24 horas em locais do Rio de Janeiro.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 10 horas do dia 19 e 10 horas do dia 20 de novembro, pelo horário de Brasília, choveu 130,4 mm sobre Angra dos Reis, no litoral sul do estado do Rio. Este volume corresponde a quase toda a média de chuva normal para novembro que é de aproximadamente 170 mm.

  

 

Maiores volumes de chuva no BR em 24h, entre 19 e 20 de novembro de 2017

 

 

A tarde de 20 de novembro começou com temporal na região de Rondonópolis, no sul de Mato Grosso. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 48,4 mm em 1 hora de chuva, entre 14 e 15 horas, pelo horário de Brasília. Por volta das 16 horas, a chuva não dava sinais trégua sobre o estado do Rio de Janeiro e caí generalizada também sobre o Grande Rio. A chuva persistente há mais de 24 horas deixa várias áreas no centro-sul fluminense em atenção para alagamentos e deslizamentos. Muita chuva também era observada sobre o centro-sul de Minas Gerais e em áreas de Rondônia e do sul do Amazonas. 

 

A previsão é de continuidade da chuva até a noite desta segunda-feira sobre o estado do Rio de Janeiro, em Minas Grais, Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas. As áreas de instabilidade se intensificam também sobre o centro-sul de Goiás e do Espírito Santo.

Estas área de instabilidade fazem parte do processo de formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e vão ficar muito ativas sobre o Sudeste, o Centro-Oeste do Brasil por toda da semana. A previsão é de muita chuva.

 

Confira a previsão para todas as Regiões do país.

 

 

Fique de "Olho no Céu" e participe do concurso cultural da Climatempo

 

 

Foto de Leo Souza, Ituverava (MG)

 

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 67%

Brasília - DF

21°
min

30°
max

10mm / 80%