Previsão de muita chuva para a divisa de SP, MG e RJ

21/11/2017 às 15:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de deslizamento aumenta nas encostas da Serra do Mar e da Mantiqueira

Um grande volume de chuva está sendo esperado para as próximas 48 horas sobre a região de divisa entre São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais. A maior preocupação é com as regiões montanhosas e nas áreas baixas das encostas da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira que ficarão sujeitas a deslizamento.

 

 

Cidades do Vale do Paraíba, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ubatuba), do litoral sul do estado do Rio (Angra dos Reis, Paraty), e na Mantiqueira (região de Campos do Jordão (SP), região de Visconde de Mauá (RJ), cidades do Sul de Minas mais próximas de São Paulo e do Rio de Janeiro como Passa Quatro, Monte Verde, Itanhandu, Itajubá e outras) podem ter sérios transtornos com a chuva forte e volumosa nas próximas 24 horas.

 

Por causa do processo de formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o Brasil, áreas de instabilidade se espalharam sobre a Região Sudeste do Brasil desde o fim de semana passado e vão persistir durante toda a semana sobre o Sudeste provocando muita chuva. Mas durante esta quarta-feira, 22 de novembro, ocorre a passagem de outra frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro e vai intensificar a chuva na divisa destes estados com Minas Gerais.

 

Acompanhe o deslocamento das nuvens carregadas pelas imagens de satélite

 

 

Instabilidade no centro-sul do Brasil às 15h de 21-11-17, hora de Brasília

 

 

24 h de muita chuva

A chuva deve começar a ganhar força já na noite desta terça-feira, 21 de novembro, e se prolongar por esta quarta-feira, 22, com risco de várias horas de chuva persistente, podendo ser forte e volumosa em alguns momentos. Esta quarta-feira deve ser com muita chuva, situação semelhante a que ocorreu entre o domingo e o feriado de 20 de novembro. A previsão é que a chuva diminua durante a noite.

 

Não há expectativa de chuva intensa no período entre os dias 23 e 25 de novembro, mas pode voltar intensa no decorrer do domingo, 26.

  

Atenção especial com Angra do Reis

Há uma preocupação especial com a região de Angra do Reis, no litoral sul fluminense, que já acumulou cerca de 220 mm em 21 dias de novembro, sendo que a média fica em torno de 170 mm. O problema é que um pouco mais da metade deste acumulado, cerca de 130 mm, ocorreu entre o domingo e a segunda-feira, 20 de novembro. Este grande volume de chuva deixou solos encharcados e mais suscetível a deslizamento.

 

Média de chuva

A média de chuva para novembro na região entre o Sul de Minas, o litoral sul do Rio de Janeiro e litoral norte de São Paulo varia de 100 mm a 200 mm. Desde o início de novembro até o meio da manhã do dia 21 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia já registrou pelo menos metade da média de chuva. Valença (RJ) acumulou cerca de 100 mm e média para novembro é de aproximadamente 170 mm. Na região de Passa Quatro (MG) e de São Luís do Paraitinga choveu entre 80 e 100 mm em 21 dias, o que corresponde a mais ou menos metade da média de chuva para novembro. Em alguns locais, a chuva acumulada em 21 dias já igualou ou até superou um pouco a média. É o caso de Monte Verde (MG) onde já choveu este mês aproximadamente 160 mm sendo que a média é de 156 mm

 

 

Média de chuva normal para novembro na Região Sudeste

 

 

Fique de "Olho no Céu" e participe do concurso cultural da Climatempo

 

 

Foto de Nelson Pacheco, Monte Verde (MG)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

15°
min

22°
max

7mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

25°
max

25mm / 90%