Centro-Oeste permanece em alerta para chuva forte

30/11/2017 às 16:38
por Angela Ruiz

Oferecimento
Acompanhe a informação meteorológica para os próximos dias

A semana está sendo marcada por chuva muito volumosa em várias localidades do Centro-Oeste do Brasil. Já houve registro de precipitação forte, grossa e com volumes expressivos em várias localidades da Região. Para se ter uma ideia, uma chuva de 20 milímetros acontecendo em um espaço de tempo de uma hora já é considerado uma chuva de forte intensidade. Nesta última quinta-feira (30), várias áreas ao sul de Goiás e também do Distrito Federal registraram chuvas extremamente volumosas. E, de acordo com os meteorologistas da Climatempo, essa chuva não vai parar.   

 

Nesta sexta-feira, primeiro dia de dezembro, o alerta é de tempo instável com muita chuva para todos os estados da Região. As áreas de instabilidade irão persistir  e a umidade também está elevada e quente o que contribui para o crescimento e nuvens carregadas. Na maior parte do Centro-Oeste a chuva irá cair várias vezes ao longo do dia. Cuiabá, no Mato Grosso, a fronteira com a Bolívia e a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul devem amanhecer e passar o dia debaixo de chuva

 

Nos próximos dias, um sistema de alta pressão atmosférica observado no nível de 10km de altitude que os meteorologistas chamam de Alta da Bolívia vai influenciar boa parte Brasil. Com isso, vamos observar uma instabilidade muito grande sobre o Centro-Oeste. Nuvens carregadas vão crescer e provocar fortes pancadas de chuva. 

 

Na animação de imagens de satélite abaixo é possível perceber a circulação da alta da Bolívia através do giro das nuvens no sentido anti-horário na porção a esquerda da animação:

 

alta da bolívia 29-11-17 anima 

O mapa abaixo mostra como é a média de chuva normal para dezembro (climatologia de chuva).

 

Centro-Oeste - <a href='https://www.climatempoconsultoria.com.br/levantamento-de-dados-meteorologicos/' >Clima</a>tologia de chuva de dezembroclimatologia de chuva para dezembro 

 

Este outro mapa mostra o quanto está previsto chover nos próximos 5 dias:

 

chuvap1_co

Acumulado de chuva previsto para os próximos 5 dias

Aviso

A população deve estar atenta aos alertas de tempo severo no site da Climatempo (geralmente os alertas aparecem em uma barra vermelha no topo da página do site). Os meteorologistas da Climatempo preveem que até meados da próxima semana tem mais água para cair na Região, incluindo o Distrito Federal. Há possibilidade para queda de raios, granizo e alagamentos em ruas e avenidas dos grandes centros urbanos de todos os estados da Região.  

 

Leia também:  Muita chuva sobre Mato Grosso do Sul 

Brasília acumula grandes volumes de chuva 

Acompanhe as últimas notícias aqui

 

Foto: Magdiel Silva - Goianésia - GO

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

35°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%