Região Sul volta a ter pancadas de chuva

14/12/2017 às 15:41
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Meteorologistas alertam para o aumento do calor nos próximos dias

O avanço de uma nova frente fria pelo litoral do Rio Grande do Sul conseguiu interromper a sequência de dias secos e as pancadas de chuva voltaram a acontecer sobre o estado. Outra frente fria já está prevista para avançar pelo Sul do Brasil no domingo (17) e há previsão de pancadas de chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

 

Quaraí e Uruguaiana, próximas as áreas de fronteira com o Uruguai e a Argentina, tiveram uma virada do tempo. A umidade relativa do ar despencou para 11% no início da semana, mas a chuva retornou com força nesta quinta-feira (15). Uruguaiana acumulava 12,2 mm e Quaraí 19 mm até às 15 horas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

Mesmo com o deslocamento da frente fria, o sol ainda aparece e ar permanece bastante abafado no Sul do Brasil. Nesta sexta-feira (15), há condições para pancadas de chuva com raios por todo o norte gaúcho e os estados de Santa Catarina e o Paraná. Há risco de chuva moderada à forte, inclusive nas capitais Florianópolis e Curitiba

 

A nebulosidade será maior especialmente nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e a chuva pode acontecer desde cedo. 

 

Já em Porto Alegre e todo o centro-sul gaúcho, o sol predomina e não há mais expectativa de chuva. 

 

   Foto: Christian Coradini. Itaipulândia/PR

 

Fim de semana muito quente no Sul   

Faltando poucos dias para o início do verão, o Sul do Brasil vai ter uma disparada nas temperaturas neste fim de semana. O sol continua forte por praticamente toda a Região e o alerta dos meteorologistas é para muito calor. As temperaturas máximas poderão ficar na casa dos 39°C e até 40°C em algumas localidades do interior gaúcho no próximo sábado (16). 

 

Mais uma frente fria chega ao Sul do Brasil no domingo (17) e há previsão de algumas pancadas de chuva com raios novamente sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. A chuva pode ser forte e acompanhada por raios, porém deve acontecer de forma pontual e com curta duração. 

 

Acompanhe como vai ficar a chuva no Sul do Brasil com a passagem de duas frentes frias pela Região nos próximos dias: 

 

 

Confira: 7 Perigos causados pela onda de calor e como se prevenir 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

14°
min

19°
max

10mm / 90%

Porto Alegre - RS

12°
min

16°
max

5mm / 90%