Alerta para temporais em SP nesta quarta

19/12/2017 às 17:11
por Maria Clara Machado

Atualizado 20/12/2017 às 08:25

Oferecimento
Risco de tempestades aumenta em São Paulo

Várias áreas do interior de São Paulo registraram temporais na noite da terça-feira, 19 de dezembro. A pior situação ocorreu na região de Sorocaba, onde o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou taxa de precipitação de até 71 mm em 1 hora na região dos bairros Jardim Saíra e Morros. O acumulado entre 19 e 22 horas chegava a 92,2 mm no Jardim Saíra, 83,0 mm no Morros. Na região de Votorantim choveu cerca 58 mm neste período.

A região de Bauru também teve muita chuva. Em 3 horas, entre 19 e 22 horas, choveu 56 mm na região de Rio Batalha e 38 mm no Jardim Ferraz. Na região de Itu (Cidade Nova) foram acumulados  44 mm. Choveu forte também na região de Leme, Porto Feliz e Salto de Pirapora.

 

 

Ventos quentes

A circulação dos ventos começa a mudar sobre o estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (20), aumentando o risco de temporais por todas as regiões paulistas. 

 "Ventos quentes e úmidos vindos do Norte do Brasil começam a chegar com mais força ao interior do estado estimulando a formação de nuvens pesadas e a ocorrência de chuva forte", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

Essa situação já deve começar a ser observada durante esta quarta-feira. Áreas do oeste de São Paulo já tiveram chuva de manhã e os temporais aumentam durante à tarde e a noite. 

 

Outras áreas do estado, inclusive a Grande São Paulo, terão aumento da nebulosidade desde cedo, mas a chuva forte é esperada para a tarde e a noite. Todo o estado terá uma quarta-feira muito abafada.

 

Chuva pode causar estragos em SP esta semana

 

 

SP_Sorocaba-por-Jeferson-de-Almeida-9-11-16-temporal-chegando

Foto por Jeferson de Almeida, Sorocaba(SP)

 

Os meteorologistas alertam para a previsão de bastante chuva sobre o estado de São Paulo até o Natal. A situação é de preocupação para chuva forte com potencial para causar alagamentos e transbordamentos. 

 

Entenda como o fluxo de ventos sobre São Paulo vai ajudar a aumentar os temporais sobre o estado nos próximos dias:

 

 

 

Previsão Natal e Ano Novo

A chance de termos um Natal chuvoso no estado de São Paulo de forma geral, tanto na noite do dia 24 como no dia 25 de dezembro é alta, especialmente no centro-sul e no leste do estado, onde estão a Grande São Paulo e o litoral. O presente de Papai Noel para São Paulo será a chegada de uma frente fria ao litoral paulista.

A chuva deve dar uma trégua depois do dia 27 e, por enquanto, a previsão é de pouca chuva para o Ano Novo.

 

Quer saber como será o verão no Sudeste?

Confira aqui a previsão de clima com o meteorologista Alexandre Nascimento  

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

30°
max

0mm / 0%

Natal - RN

24°
min

29°
max

50mm / 90%