Oferecido por
Várias áreas do interior de São Paulo registraram temporais na noite da terça-feira, 19 de dezembro. A pior situação ocorreu na região de Sorocaba, onde o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou taxa de precipitação de até 71 mm em 1 hora na região dos bairros Jardim Saíra e Morros. O acumulado entre 19 e 22 horas chegava a 92,2 mm no Jardim Saíra, 83,0 mm no Morros. Na região de Votorantim choveu cerca 58 mm neste período.
A região de Bauru também teve muita chuva. Em 3 horas, entre 19 e 22 horas, choveu 56 mm na região de Rio Batalha e 38 mm no Jardim Ferraz. Na região de Itu (Cidade Nova) foram acumulados 44 mm. Choveu forte também na região de Leme, Porto Feliz e Salto de Pirapora.
Ventos quentes
A circulação dos ventos começa a mudar sobre o estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (20), aumentando o risco de temporais por todas as regiões paulistas.
"Ventos quentes e úmidos vindos do Norte do Brasil começam a chegar com mais força ao interior do estado estimulando a formação de nuvens pesadas e a ocorrência de chuva forte", explica a meteorologista Josélia Pegorim.
Essa situação já deve começar a ser observada durante esta quarta-feira. Áreas do oeste de São Paulo já tiveram chuva de manhã e os temporais aumentam durante à tarde e a noite.
Outras áreas do estado, inclusive a Grande São Paulo, terão aumento da nebulosidade desde cedo, mas a chuva forte é esperada para a tarde e a noite. Todo o estado terá uma quarta-feira muito abafada.
Chuva pode causar estragos em SP esta semana
Foto por Jeferson de Almeida, Sorocaba(SP)
Os meteorologistas alertam para a previsão de bastante chuva sobre o estado de São Paulo até o Natal. A situação é de preocupação para chuva forte com potencial para causar alagamentos e transbordamentos.
Entenda como o fluxo de ventos sobre São Paulo vai ajudar a aumentar os temporais sobre o estado nos próximos dias:
Previsão Natal e Ano Novo
A chance de termos um Natal chuvoso no estado de São Paulo de forma geral, tanto na noite do dia 24 como no dia 25 de dezembro é alta, especialmente no centro-sul e no leste do estado, onde estão a Grande São Paulo e o litoral. O presente de Papai Noel para São Paulo será a chegada de uma frente fria ao litoral paulista.
A chuva deve dar uma trégua depois do dia 27 e, por enquanto, a previsão é de pouca chuva para o Ano Novo.
Quer saber como será o verão no Sudeste?
Confira aqui a previsão de clima com o meteorologista Alexandre Nascimento