Por que o Rio de Janeiro não está tendo calor intenso ?

12/01/2018 às 00:32
por Josélia Pegorim

Oferecimento

Muitos cariocas estão achando que a temperatura está amena na cidade do Rio De Janeiro neste janeiro. Cadê aquela calorão de 40°C? Cadê aquele solzão? Chuva e muitas nuvens em janeiro são comuns no Rio. Janeiros ensolarados, com pouca chuva, não são a regra.

 

 

Chuva forte em janeiro é comum

Janeiro é um mês tradicionalmente de chuva frequente e muitas vezes de forte intensidade não só no estado do Rio de Janeiro, mas por quase todo o Brasil. Chover forte em janeiro no Grande Rio também é comum. Em janeiros próximos da normalidade, como está sendo até agora em 2018, é comum termos vários dias consecutivos com muitas nuvens, mormaço e pancadas de chuva frequentes. Janeiros ensolarados, com pouca chuva, não são a regra. Temporais em janeiro no estado do Rio são comuns.

 

Nuvens x chuva x temperatura

Quando temos menos nebulosidade do que a média, temos mais sol e menor possibilidade de chuva. Com o sol forte desde cedo, o ar aquece muito ao longo do dia e temos picos de calor, temperaturas bastante elevadas.

Foi o que ocorreu em muitos dias de janeiro dos anos de 2014, 2015 e 2016. Em 2014 e em 2015, a temperatura chegou aos 40°C no Rio mais de uma vez.  Foram janeiros de pouca chuva, foram anos de seca no estado do Rio de Janeiro e na Região Sudeste do Brasil, de forma geral.  Em 2014, a cidade do Rio teve um janeiro bem quente, mas ferveu de vez em fevereiro de 2014, quando choveu em apenas 5 dias e a temperatura alcançou marcas iguais ou acima dos 40°C em sete dias!

Nos 11 primeiros dias de janeiro de 2017 a cidade do Rio teve pouquíssima chuva e por isso as temperaturas ficaram mais altas

 

 

Chuva x temperatura no Rio de Janeiro de 1 a 11 de janeiro, de 2014 a 2018

 

Mas não é isto que se observa este ano. O 11 primeiros dias de janeiro de 2018 foram quase todos com muitas nuvens e chuva frequente no Grande Rio e no estado do Rio de Janeiro de forma geral, principalmente no centro-sul fluminense. A temperatura não subiu muito por causa do excesso de nebulosidade e da chuva. Mas quando a chuva e a nebulosidade diminuíram, voltou a esquentar. 

 

A temperatura máxima comum na cidade do Rio de Janeiro em janeiro, em janeiros normais, não é de 40°C. Valores de 37°C ou 38°C em janeiro já são considerados bastante elevados para este mês. A sensação térmica até pode chegar (e até passar) dos 40°C , mas isto também não é tão comum assim.

 

 

Chuva aumenta no fim de semana 

Para este fim de semana, a previsão é de que o estado do Rio tenha períodos com sol, mas sempre com a presença de muitas nuvens e mais pancadas de chuva que podem ser fortes, inclusive no Grande Rio. As condições para chuva aumentam porque novas áreas de instabilidade vão avançar do Sul do Brasil e de São Paulo  para estado do Rio de Janeiro. Além disso, o ar já está quente e úmido e vai haver uma queda da pressão atmosférica mais acentuada. A queda da pressão do ar facilita a formação de nuvens carregadas.

Saiba mais detalhes do tempo no fim de semana

 

 

Foto de Patrícia Pinheiro, Rio de Janeiro (RJ)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%