Chuva aumenta sobre o Nordeste nos próximos dias

24/01/2018 às 16:13
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Novo VCAN facilita a formação de áreas de instabilidade

Um novo VCAN (Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera) está sobre o mar, próximo ao litoral da Bahia e vai acabar estimulando a formação de áreas de instabilidade sobre o interior do Nordeste nos próximos dias. 

 

Desde o início da semana,  as condições de chuva aumentaram sobre áreas litorâneas do Nordeste e várias capitais voltaram a ter chuva. Salvador acumulou 24,5 mm entre às 10 horas de terça-feira (23) e às 10 horas de quarta-feira (24), pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No mesmo período, São Luís (MA) acumulou 24,4 mm, Maceió (AL) mais 18,2 mm e Fortaleza (CE) 16,4 mm

 

No caso de Maceió, a chuva já havia sido muito intensa entre a segunda-feira (22) e a terça-feira (23). A capital registrou 89 mm no período de 24 horas e foi a chuva mais volumosa para um mês de janeiro desde 2012.  

Maceió registra a maior chuva em 24h para janeiro desde 2012.   

 

João Pessoa (PB) e o Recife (PE) sentiram o aumento da instabilidade no final da semana passada, com chuva forte e várias áreas da região metropolitana alagadas. 

Muita chuva no leste da Paraíba e de Pernambuco 

 

Nordeste com mais chuva 

As áreas de instabilidade vão continuar atuando sobre o litoral do Nordeste e ainda há risco de chuva de moderada à fortes intensidade. A tendência também é do aumento da chuva pelo interior dos estados, em forma de pancadas de chuva com raios. Onde a chuva cair pode ser forte. 

 

Foto: Gideone Lima Torquato. Tauá/CE.

 

 "Com a presença do VCAN próximo ao litoral da Bahia, toda a circulação de ventos da sua borda vai estimular a formação de mais áreas de instabilidade sobre o interior do Nordeste", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. Até o final da semana há condições para pancadas de chuva por quase toda a Região, inclusive sobre áreas do Sertão. Até o interior do Bahia que está mais seco, volta a ter pancadas de chuva nos próximos dias. 

 

Confira a estimativa de chuva para todo o Nordeste nos próximos dias: 

 

chuva_NE_2501

 

 

Veja no Agroclima: Excesso de chuva preocupa produtores do Sul e do Centro-Oeste

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Recife - PE

25°
min

31°
max

20mm / 80%

João Pessoa - PB

24°
min

31°
max

20mm / 90%