Tempo instável no fim de semana no centro-sul do RJ

26/01/2018 às 21:13
por Josélia Pegorim

Atualizado 27/01/2018 às 09:48

Oferecimento
Região de Angra dos Reis recebeu mais de 100 mm em 24h e fica sujeita a deslizamentos de terra no fim de semana.

A combinação da passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio De Janeiro com as condições de relevo local estimulou a formação de áreas de instabilidade sobre o centro-sul do estado do Rio de Janeiro durante a sexta-feira, 26 de janeiro. A chuva caiu forte e volumosa em vários locais da capital fluminense e do Grande Rio, na Região Serrana e principalmente na Costa Verde. Na manhã deste sábado (27) ainda chovia no Grande Rio.

 

Em 24 horas (entre 08h de sexta-feira, 26,  08h deste sábado, 27) o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 220 milímetros de chuva em Duque de Caxias, 180mm em Petrópolis, 174mm em Magé, 145 mm em São Gonçalo, 139mm em Itaboraí, 136mm em Nova Iguaçu e 122 mm em Angra dos Reis.

Na cidade do Rio de Janeiro, a chuva caiu forte em locais das zonas norte e oeste da cidade entre sexta e a manhã de sábado. O Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro registrou acumulados de 45 mm a 65 mm em áreas como a Ilha do Governador, Penha, Madureira, Piedade, Jacarepaguá, Méier e São Cristóvão, no período entre 09h15 de sexta-feira (26) e 09h15 de sábado. Na região da Tijuca/Muda, o acumulado neste período foi de 90mm.

 

Acompanhe a chuva pelo radar do Sumaré/Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro

 

Chuva continua no fim de semana

A chuva enfraquece no centro-sul do Rio de Janeiro no decorrer do sábado, mas ainda deve ser persistente e vir com moderada a forte intensidade em alguns momentos nas regiões Sul, Costa Verde, Grande Rio,  Baixada Fluminense e Serrana.

 

A região de Angra dos Reis fica sujeita a deslizamentos no fim de semana, apesar da diminuição da chuva esperada no decorrer da manhã deste sábado.

A passagem da frente fria teve pouco efeito sobre o Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Nestas áreas, o sábado é com sol, calor e pancadas de chuva a partir da tarde.

Atneção: Norte/Noroeste do RJ devem ter chuva volumosa na próxima semana.

 

Domingo

No domingo, os efeitos da frente fria já não serão mais sentidos no Rio de Janeiro. As áreas de instabilidade perdem força de vez, o sol deve aparecer forte em todo o estado e temperatura volta a subir. O último domingo de janeiro será um dia quente e abafado no Rio de Janeiro, mas com o aumento do calor e a umidade elevada, as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite. Pode até chover com moderada a forte intensidade, mas em poucas áreas.

 

Mais chuva à vista

Fique atento para as mudanças no tempo da próxima semana. A partir da terça-feira, 30 de janeiro, grandes áreas de instabilidade voltam a se formar sobre a Região Sudeste do Brasil e vão provocar muita chuva sobre o estado do Rio de Janeiro. Veja mais informações.

 

 

Foto de Luiz Felipe Hygino, São Gonçalo (RJ)

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

28°
max

5mm / 90%