Chuva demais no Rio de Janeiro

27/01/2018 às 14:06
por Aline Tochio

Oferecimento
Mais de 200mm foram acumulados no Grande Rio

A combinação da passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio De Janeiro com as condições de relevo local estimulou a formação de áreas de instabilidade sobre o centro-sul do estado do Rio de Janeiro durante a sexta-feira, 26 de janeiro. A chuva caiu forte e volumosa em vários locais da capital fluminense e do Grande Rio, na Região Serrana e principalmente na Costa Verde. Na manhã deste sábado (27) ainda chovia forte no Grande Rio. 

 

Em 24 horas (entre 15h de sexta-feira, 26, e 15h deste sábado, 27) o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou mais de 200 mm de chuva em Duque de Caxias e em Itaboraí, cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro. Outras cidades do Grande Rio, como Magé, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Mangaratiba e Queimados, registraram mais de 100 mm. No litoral sul, Angra dos Reis recebeu 122 mm nesse mesmo período.

 

granderio

 

Na cidade do Rio de Janeiro, a chuva caiu forte entre sexta e a manhã de sábado. O Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro registrou acumulados acima de 60 mm em áreas como Grajaú, Ilha do Governador, Madureira, Piedade, Jacarepaguá, Grota Funda e São Cristóvão, no período entre 13h30 de sexta-feira (26) e 13h30 deste sábado. Na região da Tijuca/Muda, o acumulado neste período foi de 132 mm.

 

Acompanhe a chuva pelo radar do Sumaré/Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro

 

Chuva continua no fim de semana

O tempo permanece instável no centro-sul do Rio de Janeiro no decorrer do sábado. A chuva ainda é persistente e vir com moderada a forte intensidade em alguns momentos nas regiões Sul, Costa Verde, Grande Rio,  Baixada Fluminense e Serrana.

A passagem da frente fria teve pouco efeito sobre o Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Nestas áreas, o sábado é com sol, calor e pancadas de chuva a partir da tarde.

Atneção: Norte/Noroeste do RJ devem ter chuva volumosa na próxima semana.

 

Domingo

No domingo, os efeitos da frente fria já não serão mais sentidos no Rio de Janeiro. As áreas de instabilidade perdem força de vez, o sol deve aparecer forte em todo o estado e temperatura volta a subir. O último domingo de janeiro será um dia quente e abafado no Rio de Janeiro, mas com o aumento do calor e a umidade elevada, as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite. Pode até chover com moderada a forte intensidade, mas em poucas áreas.

 

Mais chuva à vista

Fique atento para as mudanças no tempo da próxima semana. A partir da terça-feira, 30 de janeiro, grandes áreas de instabilidade voltam a se formar sobre a Região Sudeste do Brasil e vão provocar muita chuva sobre o estado do Rio de Janeiro. Veja mais informações.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

34°
max

0mm / 0%