Oferecido por
Voltou a chover com frequencia sobre o Espírito Santo desde o início desta semana. A chuva veio forte em várias áreas do estado e em apenas 4 dias algumas regiões capixabas acumularam o volume de chuva médio esperado para o mês de fevereiro ou chegaram muito próximos da média.
Pela medição do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - em 96 horas (4 dias), entre 10 horas do dia 29 de janeiro e 10 horas do dia 2 de fevereiro de 2018 choveu 132 mm em Guaçuí (Antonio E. Moreira) e a média para fevereiro é de 128 mm. Em Linhares choveu 102,3 m neste período e a média em 105 mm. Em Jerônimo Monteiro choveu 121,1 mm e a média para fevereiro é de 108 mm.
Na capital, Vitória, segundo o CEMADEN, o maior acumulado de chuva neste período de 96 horas foi de 43,9 mm no Vale do Mulembá. Em outro local, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 43,6 mm no mesmo período.
Esta sexta-feira segue com tempo instável no Espírito Santo, com previsão de aumento de chuva até a noite. Veja alerta especial.
Chuva de ZCAS
A chuva voltou forte e volumosa para muitas áreas capixabas por causa da reorganização da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o Brasil. A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos do verão na América do Sul e que beneficia grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil com chuva volumosa durante os seus dias de atuação.
Mais chuva
O Espírito Santo terá muita chuva nos próximos dias. As áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste do Brasil serão reforçadas no fim de semana, por causa de uma queda acentuada da pressão atmosférica no interior da Região. Além disso, uma frente fria que já próxima ao litoral capixaba será reforçada no fim de semana.
Tudo isto vai fazer com que mais nuvens carregadas passem sobre o Espírito Santo até a próxima segunda-feira provocando chuva por todo o estado. Até lá podem ocorrer vários eventos de chuva forte e volumosa no estado, de forma geral, incluindo a Grande Vitória.
O primeiro fim de semana de fevereiro será com predomínio de céu nublado e chuva a qualquer hora na maior parte do Espírito Santo. Há risco de chuva forte em todas as regiões capixabas.
Foto de Marcelo Berteli, João Neiva (ES)