Chuva forte ainda provoca estragos em Minas Gerais

06/02/2018 às 11:43
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Cheia do Rio Norte deixa mais de 150 desabrigados em Ataléia. Confira a previsão para o estado.

A chuva voltou a cair forte sobre a Grande Belo Horizonte e outras localidades de Minas Gerais e novas ocorrências foram registradas nas últimas 24 horas. As áreas de instabilidade persistem sobre o estado nesta terça-feira (6) e há previsão de mais pancadas de chuva, embora não tão generalizada e volumosa como nos últimos dias. 

 

Grande BH 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET),  choveu 46 mm na estação da Pampulha, em Belo Horizonte, entre às 9 horas de segunda-feira e às 9 horas desta terça-feira. Uma árvore de grande porte caiu e interditou uma rua no bairro Grajaú, na zona oeste da capital, mas ninguém ficou ferido. Em Contagem um muro desabou. Ibirité, também na região metropolitana, acumulou um grande volume de chuva, 63,4 mm no mesmo período. 

 

O total de chuva acumulada desde o início do mês em Belo Horizonte está em 151,4 mm, o correspondente a 73% da média histórica de fevereiro que é de 206 mm, pelo INMET.  

 

A Grande Belo Horizonte amanheceu com o tempo chuvoso e a terça-feira vai seguir úmida com previsão de mais chuva até de moderada intensidade. Com o excesso de umidade, muita névoa se forma sobre a região dos aeroportos, o que pode gerar alguns atrasos no decorrer do dia por conta da visibilidade parcialmente prejudicada. 

 

MG_BeloHorizonte_quedadeárvores_CorpodeBombeiros_05022018

Árvore de grande porte interdita rua na zona oeste de Belo Horizonte nesta terça-feira. Divulgação Corpo de Bombeiros.
 

Chuva volumosa 

A chuva ainda foi bastante volumosa também em municípios como João Monlevade, com acumulado de 112 mm, entre às 10 horas de segunda-feira e às 10 horas desta terça-feira, pelos dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). No mesmo período, o volume de chuva atingiu 96 mm em Itabira e 95 mm em Rio Casca

 

Situação em Ataléia 

No município de Ataléia, no Vale do Rio Doce, a chuva forte e volumosa dos últimos dias fez o Rio Norte transbordar. A água subiu muito e invadiu casas, e as informações são de pelo menos 152 pessoas desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil. 

 

MG_Ataleia_RioNorte_DefesaCivil_05022018

Cheia do Rio Norte em Ataléia. Divulgação Defesa Civil.

 

Saiba como fica o tempo 

As áreas de instabilidade ainda persistem sobre o Vale do Rio Doce e praticamente todo o estado de Minas Gerais. Hoje ocorrem mais pancadas de chuva, porém com expectativa de menores acumulados na comparação com o fim de semana. Como a Região do Doce está bastante encharcada ainda não se pode descartar ocorrências com transbordamentos e deslizamentos de terra. 

 

A partir de amanhã (7), a frequência e a intensidade da chuva começa a diminuir sobre todo o centro-norte e leste de Minas Gerais. A tendência para o feriado prolongado do Carnaval será de sol forte e pouca chuva especialmente no norte e leste mineiros. Poderão ocorrer pancadas de chuva passageiras nas outras localidades do estado. 

 

Veja também: 

Semana termina com ASAS ganhando força sobre o BR 

Muita chuva sobre Minas Gerais

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

19°
min

26°
max

10mm / 90%