Oferecido por
Neste sábado de Carnaval, a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) atua com força sobre o Sudeste, diminuindo muito as condições de chuva.
O Carnaval 2018, começa com sol forte e muito calor no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Algumas rápidas pancadas de chuva podem acontecer pelo interior fluminense, centro-oeste e sul de Minas. Em Belo Horizonte, as pancadas ocorrem de forma passageira.
Em São Paulo, a chegada de novas áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva a tarde a noite, mas faz muito calor pelo interior. No litoral paulista o sol aparece forte, inclusive pela manhã, mas a tarde com o calorão estão previstas pancadas de chuva.
Na capital paulista, muitos blocos estarão na rua ao longo da manhã e da tarde. O calorão predomina, mas não dá para descartar as pancadas de chuva, típicas de verão. A noite há previsão de pancadas de chuva para o 2° dia de desfile das escolas de samba do grupo especial no sambódromo do Anhembi, na zona norte da cidade. Já, durante a madrugada, a chance de chover é muito pequena.
Rio pode ter recorde de calor no Carnaval
No domingo, a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) ainda continua influenciando o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo inibindo a condições de chuva. O calor só aumenta nestas áreas.
A maior temperatura máxima do ano até agora na cidade do Rio De Janeiro é de 38,6°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A Climatempo está prevendo 39°C para o sábado e para o domingo.
Na capital fluminense, por exemplo, o domingo de Carnaval será com temperatura de quase 40°C com praias lotadas e muito bloco nas ruas. Para o 1°dia de desfile na Marquês de Sapucaí, os meteorologistas da Climatempo avisam que não há expectativa de chuva.
Em Vitória e em Belo Horizonte também não chove e faz bastante calor!
Em São Paulo, com a aproximação de uma frente fria, as condições de chuva aumentam. O sol predomina pela manhã no estado e as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite com raios. Nas cidades próximas ao Paraná, em Cananéia e Ilha Comprida a chuva começa pela manhã e a tarde pode cair com forte intensidade.
Capital e litoral ainda terão um domingo de muito sol e calor, mas é a partir do meio da tarde é que ocorrem pancadas de chuva que podem ser fortes, inclusive na Grande São Paulo, Vale do ParaÍba e a região de São Luiz do Paraitinga.
Aprenda a cantar o "Melô do Cebezão", uma bem humorada versão meteorológica de duas tradicionais marchinhas de carnaval!
Chegada da frente fria
Durante a segunda-feira (12), de Carnaval, a chegada de uma frente fria vai aumentar as condições de chuva em São Paulo, sul de Minas Gerais e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro. Cm a entrada deste sistema há risco de temporais em São Paulo.
A Alta Subtropical do Atlântio Sul (ASAS) continua ativa em parte do Sudeste o que mantem o tempo seco em grande parte da Região. A maioria das áreas mineiras e capixabas continuam com muito sol e calor neste Carnaval 2018.
No Grande Rio, o sol forte predomina com possibilidade de pancadas de chuva a tarde a noite. Para o 2°dia de desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí não dá para descartar a ocorrência de pancadas de chuva. Durante a madugada o risco de chover é alto.
Na terça-feira (13), o ar seco e quente predomina no Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, e em grande parte de Minas Gerais, garantindo um dia de sol e tempo firme, inclusive em Vitória e Belo Horizonte.
No leste e sul de São Paulo, a passagem de uma frente fria deixa o tempo instável om chuva. O predomínio é de muitas nuvens no céu com chuva a qualquer hora. Sol e chuva à tarde no sul de Minas e norte paulista. No oeste de São Paulo e nas cidades localizadas na região central do estado paulista, acontecem períodos de mormaço e chuva a qualquer hora do dia.
Veja também: Previsão especial para o Carnaval do RJ
Como fica o tempo durante o Carnaval do Nordeste
Fonte: Jordan Alves - Rio de Janeiro - RJ