1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Áreas de instabilidade persistem sobre o RJ
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Áreas de instabilidade persistem sobre o RJ

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Como já era esperado, áreas de instabilidade voltaram a se formar sobre o estado do Rio De Janeiro trazendo a chuva de volta. As nuvens carregadas se espalharam pelo estado no decorrer desta quinta-feira. Veja mais informações do tempo nos próximos dias.

 

Áreas de instabilidade persistem sobre o RJ

Grandes áreas de instabilidade persistem sobre o estado do Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira e muito provavelmente durante a madrugada da sexta-feira. A situação ainda é preocupante e o risco de chuva forte e volumosa continua elevado, inclusive para o Grande Rio.

 

 

RJ_chuvaforte_22-2-18

 

 

As imagens captadas pelo satélite meteorológico GOES 16 entre 18 horas e 21 horas do dia 22/2/18 mostraram as nuvens muito carregadas que passaram pelo litoral norte e pelo Norte Fluminense indo para o Espírito Santo e para o mar, mas outros aglomerados de nuvens começaram a se desenvolver no litoral da cidade do Rio e na região entre Angra dos Reis e a Marambaia. Estes novos núcleos tendem a avançar para a cidade do Rio.

 

Silva Jardim

A região de Silva Jardim já havia acumulado 105 mm entre 9 horas do dia 21 e 9 horas do dia 22 de fevereiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia . Voltou a chover forte na tarde desta quinta-feira, acumulado mais 50 mm em 4 horas.

 

Nova Friburgo

A chuva caiu forte sobre Nova Friburgo durante e tarde e persistia na noite desta quinta-feira. Segundo o INEA - Instituto Estadual do Ambiente - o rio Bengala voltou a subir muito e por volta das 20h30 passou novamente a cota de alerta, com 3,34 metros. A cota de transbordamento é 4,00 metros. Os demais rios da região estavam em atenção ou alerta às 21h45. No período entre 19 horas e 22 horas choveu quase 83 mm em algumas áreas, segundo do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - o que é um volume muito elevado.

 

Duque de Caxias

Segundo o INEA, às 21h45 de 22/2/18 os rios Saracuruna e Capivari permaneciam com nível muito elevado, ultrapassando a cota de alerta, que a cota antes do transbordamento. Por volta das 9 horas, o Capivari atingiu 3,62 metros, sendo que a cota de transbordamento é de 3,8 metros. Às 22 horas estava em 3,14 metros.

O rio Saracuruna atingiu 3,54 metros às 8h15 de 22/2/18 e a cota de transbordamento é 3,8 metros. Às 21h45horas, o nível do rio estava em 2,58 metros.

  

Entenda a escala de monitoramento do INEA/RJ

 

Escala de nível de risco do INEA

 

 

Por volta das 13h30, o radar meteorológico do Sumaré operado pelo Alerta Rio - Prefeitura do Rio se Janeiro detectava chuva moderada a forte Nova Iguaçu e Duque de Caxias, avançando para a zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O Alerta Rio registrou 2,4 mm em 10 min no Irajá, entre 13h25 e 13h35 

 

 

Radar meteorológico do Sumaré 13h29, 22/2/18

 

Nota de esclarecimento

A Climatempo esclarece que qualquer boato sobre a ocorrência de tornado que possa atingir o Grande Rio e o estado do Rio de Janeiro é falso. Atenção com informações falsas que eventualmente apareçam nas redes sociais.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias