Fim de semana com pouca chuva em SP

23/02/2018 às 17:23
por Redação

Atualizado 23/02/2018 às 22:07

Oferecimento
Litoral tem muitas nuvens, mas só garoa. Clima de outono predomina na Grande SP.

O último fim de semana de fevereiro será com as características que predominaram no mês até agora: pouca chuva. Embora seja o mês mais quente, em média, na cidade de São Paulo, o Clima de outono volta para cidade com a influência do vento frio de origem polar.

 

Uma massa de ar de origem polar fica sobre o mar, ao largo do litoral da Região Sul do Brasil, e seus ventos frios chegam fracos ao estado de São Paulo. Porém, estes ventos trazem muita umidade marítima que vai se concentrar pelo leste do estado.

 

Névoa na Grande SP

O fim de semana será com períodos sol e muita nebulosidade sobre a Grande São Paulo. Vários municípios, incluindo a capital, podem ficar com céu nublado no começo da manhã e à noite por causa da névoa úmida. Não há previsão de chuva para o sábado (24) e nem para o domingo (25). A presença da nebulosidade e dos ventos de origem polar vão dificultar a elevação da temperatura. As madrugadas ficam um pouco frias, para os padrões de fevereiro. Volta a chover na Grande São Paulo na segunda-feira (26).

 

Foto: André C. São Paulo/SP.

 

Muitas nuvens no litoral

O litoral de São Paulo passa o último fim de semana de fevereiro com muita nebulosidade, mas só há previsão de garoa ou chuva leve para o sábado. Períodos com sol são esperados para o domingo, mas o céu permanece com muitas nuvens.

 

A persistência de ventos frios, de origem polar, deixam a temperatura amena no fim de semana, abaixo do normal para fevereiro.

 

Volta a chover na segunda-feira, mas não há expectativa de chuva torrencial como a que ocorreu em Ubatuba entre a noite do dia 22 e a madrugada da sexta-feira, 23 de fevereiro. Choveu cerca de 300 mm (praticamente a média para todo o mês de fevereiro) em apenas 12 horas.

 

Veja a lama que se espalhou pela estrada e a queda de barreira. As imagens são de Giane Lajes:

 

 

Interior com pancadas de chuva

Sol e calor no interior de São Paulo neste fim de semana, com algumas pancadas de chuva. No sábado, estas pancadas de chuva só devem ocorrer no norte e noroeste do estado, mas de forma rápida, em poucas áreas. Pode chover com moderada intensidade. Não há expectativa de temporal. A temperatura fica amena na madrugada.

 

No domingo, a umidade aumenta mais pelo interior paulista e as pancadas de chuva poderão ocorrer em vários locais do centro, oeste e do norte do estado. Mesmo assim, o sol aparece forte em grande parte do dia. Pode chover com moderada a forte intensidade.

 

Fevereiro de 2018: um dos mais secos em São Paulo em 75 anos

Se fevereiro terminasse no dia 23, a cidade São Paulo teria o fevereiro mais seco em 75 anos. É o que indica a medição do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante Santana, na zona norte da cidade de São Paulo. Do dia 1 até 9 horas do dia 23, choveu 29,1 mm no Mirante. Até agora, a chuva de fevereiro de 2018 está 88% abaixo da média normal, que é de 235,9 mm considerando o período de 1943 a 2017.

 

A marca de fevereiro muito seco não será revertida, mesmo com a previsão de um pouco de chuva para os três últimos dias do mês. Fevereiro de 2018 poderá não ser o mais seco desde 1943, mas tem uma chance grande de ficar entre os mais secos já registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia em São Paulo nos 75 anos de medição.

 

O menor volume de chuva em fevereiro no Mirante, de 1943 a 2017, foi no ano de 1984, quando choveu apenas 32,5mm. No ano passado, fevereiro também teve chuva abaixo da média, mas nem dá para comparar com a secura atual. Em fevereiro de 2017 foram registrados 127,3 mm.

 

Veja também: 

Chuva extrema em Ubatuba

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%