Nordeste com calor e ZCIT

02/03/2018 às 15:06
por Angela Ruiz

Atualizado 02/03/2018 às 15:13

Oferecimento
Veja como fica a previsão no fim de semana

Neste primeiros dias de março, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), continua bastante ativa sobre o Nordeste do Brasil e mantem as condições de chuva em grande parte da Região. 

 

ZCIT – Zona de Convergência Intertropical

 

A ZCIT – Zona de Convergência Intertropical é um sistema meteorológico típico do verão no Brasil e é responsável por grande parte da chuva que ocorre em vários estados do Nordeste nos últimos dias. Clique aqui e saiba mais sobre este sistema meteorológico. 

 

Fim de semana

 

O primeiro fim de semana do mês será marcado por períodos de sol pancadas de chuva com raios por quase todo o Nordeste.

 

No sábado (03), as chuvas mais intensas com rico de chuva forte estão previstas para o interior de todos os estados do Nordeste. No litoral, a chuva forte cai entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão. O sul da Bahia, permanece quente e seco. 

 

No domingo (04), nuvens carregadas voltam a crescer por quase todo o Nordeste porém, o tempo ficam mais seco no centro-sul e leste da Bahia e na área que inclui Salvador, o Recôncavo e o litoral baiano onde não deve chover.

 

Fortes pancadas de chuva ocorrem no interior do nordeste e no litoral norte. Já na costa leste entre Natal e Aracaju as pancadas de chuva ocorrem de forma passageira.

 

Foto: Renato Pereira - São José do Belmonte - PE

 

Chuva acumulada 

A chuva caiu de forma volumosa em localidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco. A cidade pernambucana de Floresta registrou o maior volume de chuva no Brasil, em um período de 24 horas que chamou a atenção dos meteorologistas. Entre às 09 horas de ontem (01) e 09 horas desta sexta-feira (02), foram acumulados 126,8 milímetros, segundo o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia. Veja abaixo na tabela outros locais do Nordeste que também acumularam chuva:

 

tabela_post

 

 Leia também: Estimativa de chuva sobre o BR na primeira quinzena de março

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

31°
max

20mm / 90%

Natal - RN

24°
min

30°
max

20mm / 90%