Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva diminui no Sudeste

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Depois de 10 dias de chuva frequente entre Minas Gerais e Espírito Santo, finalmente a instabilidade enfraquece sobre essas regiões nos próximos dias.

    A combinação da passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, com a grande disponibilidade de ar quente e úmido, e uma circulação de ventos que força a concentração de umidade geraram essas grandes e fortes áreas de instabilidade sobre Minas Gerais e Espírito Santo. A chuva foi constante nesses primeiros 10 dias de março e muitas cidades já tiveram mais chuva do que o normal para todo o mês de março. É o caso de Belo Horizonte. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva acumulado do dia 1 até 09 horas do dia 11 foi de 260 mm, aproximadamente. Este volume de chuva já está acima da média de chuva normal para março, que é de aproximadamente 143 mm. Este já está sendo o março mais chuvoso desde 2011, quando choveu 334,5 mm.

     

    Muitas outras áreas entre o sudeste de Minas e o centro-norte do Rio De Janeiro, como Campos, Muriaé e Juiz de Fora, também já bateram a média de chuva de todo março apenas nesses 10 primeiros dias. Nessas áreas houve inundações devido a transbordamentos de rios.

     

    Os mapas abaixo mostram a precipitação acumulada pelo INMET até o dia 10 de março e a média de chuva normal para todo o mês.

     

    Prec-Acum-10d_20180310 src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2018/03/8f155adbe4893b36a8c4439fb91654d2.jpg" alt="marco" width="444" height="539" />

     

    A notícia para a população dessas regiões é boa! Nos próximos dias essa instabilidade toda avança para a Bahia e o tempo volta a abrir em grande parte do Sudeste. O ar até fica mais seco em áreas do Rio de Janeiro, do sudeste de Minas e do centro-sul do Espírito Santo, principalmente a partir de terça-feira, e muitas áreas não terão chuva essa semana. Essa previsão vale inclusive para a cidade do Rio e para Vitória. As áreas que ainda recebem chuva, como a Grande BH, o centro-norte de Minas e do Espírito Santo, terão mais horas de sol e chuva mais isolada e menos volumosa. Confira aqui a previsão.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias