Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva diminui no Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Depois de 10 dias de chuva frequente entre Minas Gerais e Espírito Santo, finalmente a instabilidade enfraquece sobre essas regiões nos próximos dias.

A combinação da passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, com a grande disponibilidade de ar quente e úmido, e uma circulação de ventos que força a concentração de umidade geraram essas grandes e fortes áreas de instabilidade sobre Minas Gerais e Espírito Santo. A chuva foi constante nesses primeiros 10 dias de março e muitas cidades já tiveram mais chuva do que o normal para todo o mês de março. É o caso de Belo Horizonte. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva acumulado do dia 1 até 09 horas do dia 11 foi de 260 mm, aproximadamente. Este volume de chuva já está acima da média de chuva normal para março, que é de aproximadamente 143 mm. Este já está sendo o março mais chuvoso desde 2011, quando choveu 334,5 mm.

 

Muitas outras áreas entre o sudeste de Minas e o centro-norte do Rio De Janeiro, como Campos, Muriaé e Juiz de Fora, também já bateram a média de chuva de todo março apenas nesses 10 primeiros dias. Nessas áreas houve inundações devido a transbordamentos de rios.

 

Os mapas abaixo mostram a precipitação acumulada pelo INMET até o dia 10 de março e a média de chuva normal para todo o mês.

 

Prec-Acum-10d_20180310 src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2018/03/8f155adbe4893b36a8c4439fb91654d2.jpg" alt="marco" width="444" height="539" />

 

A notícia para a população dessas regiões é boa! Nos próximos dias essa instabilidade toda avança para a Bahia e o tempo volta a abrir em grande parte do Sudeste. O ar até fica mais seco em áreas do Rio de Janeiro, do sudeste de Minas e do centro-sul do Espírito Santo, principalmente a partir de terça-feira, e muitas áreas não terão chuva essa semana. Essa previsão vale inclusive para a cidade do Rio e para Vitória. As áreas que ainda recebem chuva, como a Grande BH, o centro-norte de Minas e do Espírito Santo, terão mais horas de sol e chuva mais isolada e menos volumosa. Confira aqui a previsão.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias